PIB do G20 cresce 3,3% no primeiro trimestre em termos homólogos
O desempenho económico do G20 foi impulsionado principalmente pela China e pela Índia. Os restantes países do G20 registaram um crescimento mais fraco do que o do que o conjunto do G20.
O Produto Interno Bruto (PIB) do G20 cresceu 3,3% no primeiro trimestre de 2024 face ao período homólogo, a mesma taxa de crescimento que no trimestre anterior, anunciou esta quarta-feira a OCDE.
De acordo com as estimativas provisórias da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Económico (OCDE), entre as economias do G20, a Índia registou a maior taxa de crescimento homóloga (8,4%) no primeiro trimestre, seguida da Turquia (7,4%), enquanto a Arábia Saudita registou a maior queda (-1,5%).
Face ao trimestre anterior, o PIB do G20 cresceu 0,9% nos primeiros três meses de 2024, acima do acréscimo de 0,7% registado nos três meses anteriores.
O desempenho económico do G20 foi impulsionado principalmente pela China e pela Índia no primeiro trimestre de 2024 e ambos os países, juntamente com a Turquia, a Arábia Saudita, a Coreia e a Indonésia, registaram um crescimento do PIB superior ao do conjunto do G20.
A Turquia registou o maior crescimento, com 2,4%, seguida da Índia (1,9%), da China (1,6%), da Arábia Saudita (1,4%), da Coreia (1,3%) e da Indonésia (1,2%).
O crescimento recuperou na Arábia Saudita após uma contração de 0,6% no quarto trimestre de 2023.
A taxa de crescimento do PIB aumentou na China, Coreia e Turquia no primeiro trimestre em relação ao quarto trimestre, mas caiu ligeiramente na Índia e na Indonésia.
Os restantes países do G20 registaram um crescimento mais fraco do que o do que o conjunto do G20 no primeiro trimestre de 2024.
Os Estados Unidos registaram um abrandamento, com o crescimento do PIB a cair para 0,3% no primeiro trimestre, contra 0,8% no quarto trimestre de 2023.
A economia do Japão contraiu-se 0,5% no primeiro trimestre, enquanto a África do Sul registou uma contração de 0,1%.
Por outro lado, o Brasil, o Reino Unido e a Alemanha recuperaram no primeiro trimestre após contrações no quarto trimestre, com crescimentos de 0,8%, 0,6% e 0,2%, respetivamente.
O Canadá, o México e a União Europeia cresceram 0,4%, 0,3% e 0,3%, respetivamente, no primeiro trimestre, depois de um crescimento nulo no quarto trimestre de 2023.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
PIB do G20 cresce 3,3% no primeiro trimestre em termos homólogos
{{ noCommentsLabel }}