5 coisas que vão marcar o dia

  • ECO
  • 14 Junho 2024

Em dia de novo Conselho de Ministros, INE, Eurostat e Banco de Portugal divulgam vários dados estatísticos. A agência Moody's divulga o rating das regiões autónomas dos Açores e da Madeira.

Em dia de novo Conselho de Ministros, esta sexta-feira ficará também marcada pela divulgação de uma série de dados e indicadores por parte de instituições portuguesas, como o INE e o Banco de Portugal, mas também ao nível europeu. A agência Moody’s divulga o rating das regiões autónomas dos Açores e da Madeira.

Inflação e turismo nas estatísticas do INE

O INE divulga uma série de dados esta sexta-feira. Além da inflação relativa ao mês de maio, o Instituto Nacional de Estatística (INE) lança ainda dados sobre a atividade turística e a atividade do transporte aéreo, ambas referentes a abril. Além disso, apresenta as chamadas estatísticas vitais, relativas a maio.

Do emprego à dívida, há novos dados europeus

Também o gabinete de estatísticas da União Europeia partilhará dados relacionados com o comércio internacional de mercadorias (abril), as ofertas de emprego (primeiro trimestre de 2024), o fluxo do mercado de trabalho na UE (primeiro trimestre de 2024) e a estrutura da dívida pública (2023).

Moody’s divulga rating dos Açores e Madeira

A agência de notação financeira divulga esta sexta-feira o rating da Região Autónoma dos Açores e da Região Autónoma da Madeira. Em novembro, a Moody’s melhorou o rating da Madeira de Ba2 para Ba1, e manteve o rating dos Açores também em Ba1. Uma notação que ainda se encontra no nível especulativo, o chamado “lixo”.

Banco de Portugal divulga indicadores

O Banco de Portugal vai também divulgar uma série de indicadores esta sexta-feira, desde logo aqueles relacionados com o balanço do banco central (maio) ou o balanço dos fundos de investimento (abril). O BdP publica ainda o índice harmonizado de preços no consumidor, referente a maio, e os instrumentos de política monetária, referentes a junho.

Conselho de Ministros debate medidas corretivas para uso da água

O Conselho de Ministros vai debater e aprovar as medidas corretivas “relativamente ao uso da água, para permitir aliviar as restrições que estão sobre a agricultura, turismo e consumo humano”, anunciou Luís Montenegro, dizendo que o que foi anunciado em maio no Algarve será “materializado em Conselho de Ministros”. O líder do Governo adiantou que será “posto em marcha um projeto que anunciei nesse evento denominado ‘a água que une’ de planeamento e gestão estratégica desse recurso, potenciando a sua boa utilização e armazenamento e conciliação da forma de utilização, seja agricultura, turismo, abastecimento e consumo humano”. Estas medidas seguem-se à aprovação de vários pacotes por parte do Executivo, da construção à saúde.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião