13 startups nacionais rumam à Collision em Toronto
As startups participantes já levantaram, no total, cerca de 18 milhões de euros e empregam mais de 200 colaboradores.
Goparity, TakeCarbon ou Ahau Software são três das 13 startups nacionais que marcam presença na edição deste ano da Collision, cimeira que decorre em Toronto, no Canadá, até 20 de junho. Destas, cinco fazem parte do programa Business Abroad, da Startup Portugal. As startups participantes já levantaram, no total, cerca de 18 milhões de euros e empregam mais de 200 colaboradores. Esta é a última edição da Collision. A cimeira será substituída no próximo ano neste mercado, pela Web Summit, em Vancouver, a primeira com esta designação a realizar-se na América do Norte.
“A Startup Portugal vê o fim do Collision e a nova Web Summit em Vancouver no próximo ano como uma opção natural e legítima desta organização. O Canadá tem sido visto, pelas startups portuguesas que participam nas missões Business Abroad da Startup Portugal, como uma possível porta de entrada para o mercado da América do Norte e dos EUA. A futura Web Summit Vancouver poderá consolidar e trazer novas oportunidades neste campo”, considera António Dias Martins, diretor executivo da Startup Portugal, em declarações ao ECO, quando instado a comentar o anúncio feito na semana passada pela organização liderada por Paddy Cosgrave.
Nesta última edição da Collision, Portugal é representado por 13 startups, das quais cinco através do programa Business Abroad da Startup Portugal — caso da Naoris Protocol, Goparity, Enline, TakeCarbon e Ahau Software –, sete vão à cimeira através da parceria com a Lisboa Unicorn Capital — EdgenAI; iLof; iTRecruiter; Oddsgate; Synexis; The Carbon Games e a WiseWorld — e uma, a Brandy IM, marca presença de forma independente.
O Canadá tem sido visto, pelas startups portuguesas que participam nas missões Business Abroad da Startup Portugal, como uma possível porta de entrada para o mercado da América do Norte e dos EUA. A futura Web Summit Vancouver poderá consolidar e trazer novas oportunidades neste campo.
“Termos 13 startups portuguesas no Collision é novamente uma demonstração clara da vitalidade e do potencial de inovação do nosso diversificado ecossistema. O programa Business Abroad, desenvolvido pela Startup Portugal, continua a desempenhar um papel central na internacionalização das nossas startups, facilitando a sua entrada e expansão em mercados globais, sendo este um movimento indispensável e a planear desde o momento zero, atendendo à dimensão do mercado nacional”, salienta António Dias Martins, citado em comunicado.
O responsável da Startup Portugal será um dos oradores portugueses no evento, bem como com Margarida Figueiredo, da Câmara Municipal de Lisboa (CML), e Paulo Rosado, CEO do “unicórnio” Outsystems, na cimeira que reúne no Canadá duas mil empresas de 130 países, mil investidores, e mais de 40 mil pessoas na assistência.
“A Unicorn Factory Lisboa, como impulsionadora do ecossistema empreendedor da cidade, tem um papel fundamental em levar o nome de Lisboa, a Unicorn Capital, para eventos como a Collision. Acreditamos que esta participação abrirá portas para novas parcerias e investimentos nas nossas startups”, afirma Margarida Figueiredo, diretora municipal de Economia e Inovação da CML, citada em comunicado
As startups participantes já levantaram, no total, cerca de 18 milhões de euros e empregam mais de 200 colaboradores.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
13 startups nacionais rumam à Collision em Toronto
{{ noCommentsLabel }}