Revisão de Solvência II vai, afinal, aliviar capital das seguradoras da UE

  • ECO Seguros
  • 18 Junho 2024

As seguradoras vão poder desmobilizar capital no valor de 80 milhões de euros para continuar a cumprir os rácios de solvabilidade impostos pela União Europeia. Esperava-se o oposto.

A atualização Solvência II proporcionará 80 mil milhões de euros em alívio de capital às seguradoras da UE até 2027, publicou o jornal INESE com base num relatório da S&P Global Ratings.

Contrariamente às expectativas iniciais, a recente atualização do quadro regulamentar Solvência II da UE facilitará os requisitos de capital para as seguradoras, em vez de os reforçar. Em 2020, a EIOPA estimou que os rácios de Solvência II poderiam diminuir cerca de 20 pontos percentuais após a aplicação da revisão. Após a recente atualização, a S&P Global Ratings espera agora que o setor segurador beneficie até 25 pontos percentuais no total.

“A nossa estimativa de base é que o setor poderá ver um alívio total de capital de até 80 mil milhões de euros em 2026-2027, assim que os Estados-membros da UE aplicarem a atualização”, confirma a agência num relatório, que explica que este resultado se deve ao aumento das taxas de juros e identifica as seguradoras de Vida como aquelas que receberão os maiores benefícios.

Em qualquer caso, o relatório alerta para a sensibilidade dos rácios de solvabilidade regulamentares a cenários de taxas de juro baixas, o que poderia reduzir o esperado alívio de capital se as taxas caíssem abaixo de 1%.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Revisão de Solvência II vai, afinal, aliviar capital das seguradoras da UE

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião