Banco polaco do BCP conclui plano de recuperação com rácios de capital “em níveis seguros”

Bank Millennium lançou há dois anos um plano de recuperação de capital depois dos problemas com as moratórias e os créditos em francos suíços.

O banco polaco do BCP deu por concluído o plano de recuperação que lançou há dois anos, depois dos problemas registados com as moratórias e os créditos em francos suíços, apresentando rácios de capital “em níveis seguros”.

“As medidas lançadas em 2022-2024 tornaram possível aumentar os rácios de capital para níveis seguros. Não foi preciso aos acionistas que recapitalizassem o banco”, refere a instituição liderada por João Bras Jorge, chairman do Bank Millennium, detido em 50,01% pelo BCP.

Segundo o Bank Millennium, a conclusão do plano de recuperação foi possível graças “às medidas de melhoria da rentabilidade, ao baixo custo do risco, à acumulação de lucros, às operações de titularização e de venda, bem como à alteração da estrutura e reversão parcial das valorizações negativas dos títulos de dívida em carteira”.

Todos os principais pressupostos foram alcançados, na opinião do conselho de administração”, refere o banco.

Em particular, acrescenta o Bank Millennium, “todos os rácios definidos no plano atingiram níveis seguros”. “A rentabilidade e os resultados financeiros do banco melhoraram permanentemente, os rácios de capital foram restaurados para níveis que excedem significativamente os requisitos regulamentares mínimos e o banco e o grupo cumprem os requisitos MREL, incluindo os requisitos combinados de buffer”, detalha.

João Brás Jorge refere que a saída do plano de recuperação “representa um novo começo para um maior crescimento empresarial e desenvolvimento do banco”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Banco polaco do BCP conclui plano de recuperação com rácios de capital “em níveis seguros”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião