Liga de futebol aponta a receitas históricas de 31,5 milhões na próxima época

Liga Portugal prevê distribuir pelos clubes um montante recorde de 9,8 milhões de euros na próxima temporada. Será o décimo ano com contas positivas com Pedro Proença no comando.

Os clubes preparam-se para discutir e aprovar esta sexta-feira o maior orçamento da Liga Portugal, que aponta a receitas históricas de 31,5 milhões de euros para a época desportiva 2024/2025.

Trata-se de um aumento de 10% em relação à última época, em que os rendimentos ascenderam a 28,3 milhões, de acordo com a informação disponibilizada pela Liga Portugal, que organiza as competições profissionais de futebol: Liga Portugal Betclic, Liga Sabseg e ainda a Allianz Cup.

Apesar do aumento da faturação, cuja principal contribuição vem da área comercial, incluindo acordos de patrocínios e merchandising, prevê-se um aumento ainda maior dos gastos. Deverão subir cerca de 18% para 30,4 milhões de euros.

Ainda assim, a Liga Portugal prevê fechar a próxima temporada com lucros pelo décimo ano seguido, na ordem dos 1,1 milhões de euros — abaixo da média de 1,8 milhões de euros registada desde que Pedro Proença assumiu os comandos, em 2015.

“Os dez anteriores orçamentos foram cumpridos. Se não foram cumpridos, foi porque foram ultrapassados e nunca ficaram aquém. Se nada se alterar, iremos mesmo ter receitas recorde”, adianta Vasco Pinho, diretor executivo da Liga Portugal com pelouro financeiro, em declarações ao ECO.

“Hoje, a Liga tem mais do triplo de receitas do que tinha há dez anos. Estas receitas históricas terão correspondência na distribuição às sociedades desportivas, que será a maior de sempre, na ordem dos 9,8 milhões”, acrescenta o responsável, falando numa “numa rota de solidez” conseguida com a liderança de Pedro Proença.

O ex-árbitro pode estar de saída para a presidência da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), quando se preparam mudanças de fundo nos acordos de transmissão televisiva dos jogos, que deixarão de ser negociados clube a clube e passarão a ser centralizados pela Liga Portugal a partir época desportiva 2028/2029.

Fonte: Liga Portugal

Nova sede de 20 milhões inaugurada este ano

“Até final do ano” está prevista a inauguração da nova sede da Liga Portugal, num investimento que superior a 20 milhões de euros, de acordo com Vasco Pinho.

O mesmo responsável explicou que está previsto que a nova casa-forte da Liga Portugal, que ocupa 20 mil metros quadrados, consiga gerar receitas para ser autossustentável do ponto de vista financeiro, com uma loja do adepto, um museu, espaços de treino e performance, área de restauração e estacionamento de dois pisos com capacidade para 150 lugares.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Liga de futebol aponta a receitas históricas de 31,5 milhões na próxima época

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião