⛽ Combustíveis voltam a aumentar. Gasóleo sobe três cêntimos e gasolina 1,5 cêntimos

A partir de segunda-feira, quando for abastecer, deverá pagar 1,581 euros por litro de gasóleo simples e 1,723 euros por litro de gasolina simples 95.

Os preços dos combustíveis vão voltar a subir na próxima semana. O gasóleo, o combustível mais usado em Portugal, deverá subir três cêntimos, enquanto a gasolina deverá aumentar 1,5 cêntimos, avançou ao ECO fonte do mercado.

Quando for abastecer, deverá passar a pagar 1,581 euros por litro de gasóleo simples e 1,723 euros por litro de gasolina simples 95, tendo em conta os valores médios praticados nas bombas à segunda-feira, divulgados pela Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG).

Estes valores já têm em conta os descontos aplicados pelas gasolineiras e a revisão das medidas fiscais temporárias para ajudar a mitigar o aumento dos preços dos combustíveis. A redução de impostos determinada pelas medidas atualmente em vigor é de 25 cêntimos por litro de gasóleo e de 26 cêntimos por litro de gasolina.

Os preços podem ainda sofrer alterações para ter em conta o fecho das cotações do petróleo brent à sexta-feira e o comportamento do mercado cambial. Mas também porque os preços finais resultam da média dos valores praticados por todas as gasolineiras. É ainda de recordar que os preços cobrados ao consumidor final podem variar consoante o posto de abastecimento.

Esta semana, os preços do gasóleo subiram 2,8 cêntimos e os da gasolina 0,6 cêntimos, abaixo das estimativas do mercado.

O preço do brent, que serve de referência para o mercado europeu, está a cair 0,02% esta sexta-feira, para 85,69 dólares por barril e tudo aponta para que esta seja a segunda semana consecutiva de ganhos, consequência da queda dos stocks de petróleo nos EUA e do conflito crescente no Oriente Médio que impulsionam os preços.

Dados divulgados quinta-feira mostraram que os stocks de crude dos EUA diminuíram em 2,5 milhões de barris na semana passada, superando as previsões de uma redução de dois milhões de barris. Os stocks de gasolina e produtos refinados também registaram quedas surpreendentes, sinal de uma procura robusta de energia. Por outro lado, as expectativas de que os principais bancos centrais avancem com múltiplos cortes nas taxas de juro este ano impulsionaram as perspetivas, com o BCE, o SNB e o BOC já em curso no seu ciclo de flexibilização.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

⛽ Combustíveis voltam a aumentar. Gasóleo sobe três cêntimos e gasolina 1,5 cêntimos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião