DouroAzul insiste no levantamento da imunidade de Ana Gomes

A empresa de Mário Ferreira defende que só com o levantamento da imunidade parlamentar da eurodeputada é possível "poder provar as insinuações e calúnias que dirigiu à empresa" e ao seu fundador.

A DouroAzul reafirmou o pedido de levantamento da imunidade parlamentar da eurodeputada Ana Gomes, já solicitada ao Parlamento Europeu. Em comunicado enviado às redações, a empresa de Mário Ferreira defende que só desta forma é possível “poder provar as insinuações e calúnias que dirigiu à empresa” e ao seu fundador.

Este comunicado, que na substância é idêntico às declarações que Mário Ferreira fez ao ECO na segunda-feira, ganha uma nova relevância depois de Ana Gomes ter dito, em declarações à Renascença, que nunca acusou ninguém de corrupção no caso da compra e venda do navio “Atlântida”, mas constatou que o patrão da DouroAzul, Mário Ferreira, “enfia a carapuça”. Ainda assim, a eurodeputada apela à empresa colabore no apuramento da verdade.

Esta afirmação — “melhor que ninguém [Mário Ferreira], saberá porque é que enfia a carapuça” — levou a empresa a reagir: “Se a senhora eurodeputada está tão certa da razão que lhe assiste deveria, antes e em prol da transparência que tanto apregoa, libertar-se do escudo protetor que lhe é dado pela imunidade parlamentar e colocar-se à disposição da Justiça portuguesa”.

Se a senhora eurodeputada está tão certa da razão que lhe assiste deveria, antes e em prol da transparência que tanto apregoa, libertar-se do escudo protetor que lhe é dado pela imunidade parlamentar.

Comunicado da DouroAzul

A DouroAzul, no mesmo comunicado, classifica o estilo de Ana Gomes de “trauliteiro” e lamenta a “pirueta verbal” feita pela eurodeputada “tentando esclarecer que nunca acusou ninguém de corrupção no caso do navio Atlântida e que se referiu apenas a um comunicado do Ministério Público, fazendo ainda alusão a uma ‘carapuça’ que, certamente, ela própria enfiou”.

A empresa de Mário Ferreira reafirma a “sua disponibilidade para colaborar com as autoridades portuguesas no inquérito em curso sobre a venda do navio Atlântida” e deixa uma ameaça. “A DouroAzul e o seu Presidente estão conscientes que a imunidade parlamentar que protege, atualmente, a Sra. Eurodeputada Ana Gomes não será definitiva e, por isso, esperará o tempo que for necessário até que o seu estatuto de deputada portuguesa ao Parlamento Europeu termine ou voluntariamente decida enfrentar a justiça portuguesa”.

A DouroAzul e o seu Presidente estão conscientes que a imunidade parlamentar que protege, atualmente, a Sra. Eurodeputada Ana Gomes não será definitiva e, por isso, esperará o tempo que for necessário.

Comunicado da DouroAzul

Na origem do pedido de levantamento de imunidade parlamentar estão declarações proferidas em abril de 2016 por Ana Gomes, que as empresas queixosas consideram ofensivas e caluniosas, em reação a um comunicado da Procuradoria-Geral da República (PGR) a anunciar buscas e diligências do DCIAP e da Polícia Judiciária, no quadro da designada “Operação Atlantis”, relacionadas com a subconcessão dos ENVC e a venda do navio “Atlântida”.

Na ocasião, Ana Gomes declarou ao Diário de Notícias que a investigação era “um sinal de que algo está a mexer num caso de flagrante corrupção”, envolvendo a venda “a patacos” do ferryboat Atlântida ao Grupo Douro Azul, o qual, segundo a eurodeputada, tinha “muito que contar” às autoridades.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

DouroAzul insiste no levantamento da imunidade de Ana Gomes

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião