Há um novo mapa interativo onde pode consultar as urgências disponíveis

Dados são "atualizadas de hora a hora" e os cidadãos podem pesquisar "por tipologia de urgência, região, unidade local de saúde e por unidade" para saberem os hospitais mais próximos acessíveis.

A partir desta terça-feira, o portal do Serviço Nacional de Saúde (SNS) passa a disponibilizar uma página interativa para que os cidadãos possam consultar os serviços de urgência abertos e fechados ao exterior e respetivos horários de norte a sul do país.

Os dados são “atualizadas de hora a hora” e, com esta ferramenta, os cidadãos podem pesquisar “por tipologia de urgência, por região, por unidade local de saúde e por unidade de saúde” para saberem os hospitais mais próximos que estão acessíveis.

Esta nova funcionalidade já tinha sido prometida pelo Governo quando foi anunciado que os mapas das urgências voltariam a ser publicados no site do SNS. “Esta ferramenta integra, de forma automática, os horários das urgências que constam do SIIP – Sistema Integrado de Informação de Prestadores, para os próximos sete dias” e pode ser consultada aqui, adianta a direção executiva do SNS, em comunicado.

A informação que consta nesta página interativa é “obtida a partir da plataforma onde os hospitais carregam e atualizam de forma permanente as suas escalas de pessoal para as urgências”, a mesma utilizada e na referenciação na Linha SNS 24. Deste modo, os cidadãos podem pesquisar “por tipologia de urgência, por região, por unidade local de saúde e por unidade de saúde” para saberem “quais os “hospitais mais próximos e que estão acessíveis”.

“Os dados serão atualizados de hora a hora, fornecendo aos utentes, de forma transparente e inovadora, a resposta de cada hospital e do SNS em matéria de urgência hospitalar”, acrescenta o organismo liderado por António Gandra d’Almeida, recordando que “que o plano assistencial para o Verão está a ser cumprido, nomeadamente ao nível das urgências de obstetrícia/ginecologia, que na região de Lisboa e Vale do Tejo estão a funcionar em rede”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Há um novo mapa interativo onde pode consultar as urgências disponíveis

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião