Sonae colocada na lista de interessados em comprar grupo com quase 300 supermercados em Espanha
Carrefour, Auchan e dona do Continente estarão a analisar aquisição da Uvesco (BM e Super Amara). É detida por um fundo de private equity francês e faturou 1.072 milhões de euros em 2023.
A Sonae será uma das empresas interessadas na aquisição do grupo espanhol Uvesco, proprietário das cadeias de supermercados BM e Super Amara, revela o El Economista. Além da dona do Continente, que não tem presença em Espanha, os grupos franceses Carrefour e Auchan também fazem parte da lista de candidatos. Em declarações ao ECO, fonte oficial da retalhista português recusa fazer comentários à notícia.
Atualmente, o grupo espanhol detém 294 supermercados, a maioria deles com exploração própria e uma pequena parte em formato de franchising. Com as vendas a atingirem os 1.072 milhões de euros em 2023, a quota de mercado da Uvesco no país vizinho rondou 1,2%, mas nas regiões em que tem maior presença, como é o caso do País Basco, Navarra, La Rioja e Cantábria, a quota de mercado sobe para os 14%.
A Uvesco tem melhorado os resultados financeiros desde que foi adquirida em 2021 pelo fundo francês de private equity PAI, que é o acionista maioritário com uma participação de 70%. Embora a empresa não tenha divulgado os resultados operacionais brutos ou os lucros, reconheceu que o ano passado foi “complexo” devido à “inflação crescente, às mudanças nos hábitos de consumo e a uma estratégia baseada no ajuste de margens e no aumento dos esforços promocionais”.
De acordo com a imprensa espanhola, este negócio deverá rondar entre 700 a 800 milhões de euros. Há já vários meses que os proprietários franceses estudam a venda do grupo espanhol de distribuição alimentar, pelo qual pagaram 500 milhões de euros em 2021.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Sonae colocada na lista de interessados em comprar grupo com quase 300 supermercados em Espanha
{{ noCommentsLabel }}