Sonae conclui aquisição de 89% da Diorren por 160,5 milhões

A empresa da Maia comunicou que concluiu a aquisição de uma posição de 89% da empresa francesa de alimentação. Os restantes 10,9% ficam nas mãos da equipa de gestão, que se mantém a mesma.

A Sonae SGPS, através da sua subsidiária Sparkfood, concluiu a aquisição de uma participação de 89,1% na empresa de alimentação francesa Diorren, por um valor total de 160,5 milhões de euros, avançou em comunicado à CMVM. Equipa de gestão mantém-se a mesma e fica com os restantes 10,9% do capital.

A empresa da Maia, liderada por Cláudia Azevedo, informou, em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), que “concluiu hoje a aquisição de uma participação de 89,1% na Diorren SAS, empresa detentora da BCF Life Sciences (“BCF”), por um valor total de 160,5 milhões de euros”. Trata-se da segunda aquisição fechada em 2024, depois de ter concluído a oferta pública de aquisição (OPA) sobre o finlandesa Musti, com o consórcio liderado pela Sonae a assegurar 80,65% do capital da empresa nórdica de produtos para animais de estimação após o prolongamento da oferta, por cerca de 700 milhões de euros.

No passado dia 5 de fevereiro, a Sonae anunciou que estava em “negociações exclusivas” para adquirir uma participação maioritária de 89% na francesa Diorren, detentora da BCF Life Sciences, que produz ingredientes para a indústria de nutrição. No comunicado enviado na altura, o grupo adiantava que “apresentou uma oferta irrevogável” avaliada em 152 milhões de euros, um valor inferior ao realmente pago pela posição.

“A BCF continuará a ser gerida pela sua atual equipa de gestão, que reinvestiu na empresa um montante total de 19,7 milhões de euros e, em agregado, detém uma participação minoritária de 10,9%“, refere a Sonae.

A aquisição da BCF está integralmente alinhada com a estratégia da Sonae para criar dentro da Sparkfood uma plataforma global na indústria de food tech, através da aquisição de empresas especializadas em ingredientes inovadores e de valor acrescentado, com forte know-how, experiência comprovada e posições de mercado relevantes.

Sonae

A empresa realça que a “aquisição da BCF está integralmente alinhada com a estratégia da Sonae para criar dentro da Sparkfood uma plataforma global na indústria de food tech, através da aquisição de empresas especializadas em ingredientes inovadores e de valor acrescentado, com forte know-how, experiência comprovada e posições de mercado relevantes”.

“Esta transação enquadra-se também no compromisso da Sonae com um futuro mais sustentável, uma vez que representa um importante investimento na economia circular, e contribui também para a expansão da presença internacional do Grupo”, remata a Sonae.

Entre a compra da Musti e a aquisição de 89% da Diorren, a Sonae já investiu mais de 860 milhões de euros em compras no exterior.

Notícia atualizada às 19:15

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Sonae conclui aquisição de 89% da Diorren por 160,5 milhões

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião