Sonae fecha OPA na Finlândia. Paga 700 milhões de euros por 80,65% da Musti

Consórcio liderado pela Sonae assegura a aquisição de 80,65% do capital da empresa nórdica de produtos para animais de estimação após o prolongamento da oferta.

Está concluída a oferta pública de aquisição (OPA) sobre o finlandesa Musti, com o consórcio liderado pela Sonae a assegurar 80,65% do capital da empresa nórdica de produtos para animais de estimação após o prolongamento da oferta. O investimento ronda os 700 milhões de euros e “representa uma das maiores operações da história” do grupo que detém o Continente.

“Estamos muitos satisfeitos com o sucesso da oferta. A aquisição da Musti está totalmente alinhada com a estratégia de crescimento da Sonae, dado que acelera a internacionalização do nosso portefólio para novos mercados através de empresas líderes em setores de elevado crescimento”, aponta Cláudia Azevedo.

No comunicado enviado à CMVM com os dados finais da operação, a presidente da Comissão Executiva da Sonae afirma que os novos donos estão “empenhados em alavancar a [sua] experiência em retalho e em trabalhar com a equipa de gestão da Musti, com os colaboradores, parceiros e restantes acionistas, para acelerar o crescimento da empresa e maximizar a proposta de valor para os seus clientes atuais e futuros”.

A aquisição da Musti está totalmente alinhada com a estratégia de crescimento da Sonae, dado que acelera a internacionalização do nosso portefólio para novos mercados através de empresas líderes em setores de elevado crescimento.

Cláudia Azevedo

CEO da Sonae

Esta segunda fase da operação permitiu à Sonae convencer mais acionistas a venderem os seus títulos na oferta, depois de ter terminado o prazo inicial da OPA com pouco mais de 42% das ações. Um resultado que levou o conglomerado sediado na Maia a deixar cair a condição de atingir 90% do capital da empresa de produtos para animais de estimação e a prolongar a oferta até ao dia 6 de março.

A OPA sobre a retalhista Musti foi anunciada pela Sonae a 29 de novembro do ano passado, propondo-se pagar 26 euros por cada ação da companhia nórdica. Uma contrapartida que avaliou a empresa cotada na bolsa de Helsínquia em 868 milhões de euros.

A Sonae lidera o consórcio com uma participação de 98%, estando o restante capital repartido entre Jeffrey David, presidente do Conselho de Administração da Musti, Johan Dettel, membro do conselho de administração da Musti, e David Rönnberg, CEO da Musti. A Flybird Holding Oy prevê concluir todos os trâmites da aquisição antes do final de março.

Com vendas de 426 milhões e o EBITDA a atingir 74 milhões no último ano fiscal, a Musti conta com uma rede de mais de 340 lojas na Finlândia, Suécia e Noruega e operações de comércio eletrónico especializadas em produtos de cuidado e alimentação para animais de estimação. O presidente da comissão executiva, David Rönnberg, que integrou o consórcio, assinala na mesma nota que os gestores envolvidos na operação estão “entusiasmados por unir forças com a Sonae para o próximo capítulo desta incrível história de sucesso”.

A Sonae financiou-se em 400 milhões de euros para comprar a finlandesa Musti, através da emissão de obrigações a quatro anos e meio. A operação de financiamento teve lugar a 27 de fevereiro e 1 de março, com o grupo nortenho a proceder à emissão de obrigações no valor de 275 milhões e 125 milhões de euros, respetivamente.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Sonae fecha OPA na Finlândia. Paga 700 milhões de euros por 80,65% da Musti

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião