Fitch revê em alta perspetiva da CGD
A decisão, segundo o banco, é justificada "pela liderança da Caixa no mercado doméstico, pelo perfil de risco moderado, pela boa qualidade dos ativos, pelo forte aumento da rentabilidade".
A Fitch Ratings subiu o outlook (perspetiva) da Caixa Geral de Depósitos (CGD) de “estável” para “positivo”, mantendo ainda os ratings do banco público, adiantou a instituição, em comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).
Assim, a CGD informa que, esta quinta-feira, “a Fitch Ratings reviu o outlook da Caixa Geral de Depósitos para positivo, de estável, afirmando em simultâneo o seu IDR (Issuer Default Rating) de Longo Prazo em BBB e o Viability Rating (VR) em bbb”, indicou.
Na nota, a CGD detalhou que “a revisão é suportada, segundo a avaliação da Fitch, pela liderança da Caixa no mercado doméstico, pelo perfil de risco moderado, pela boa qualidade dos ativos, pelo forte aumento da rentabilidade, pelos amplos buffers de capital e pelo funding baseado na granularidade dos depósitos”.
Segundo a agência, citada pelo banco, “o perfil de crédito da Caixa em particular reflete a melhoria das perspetivas empresariais e financeiras para os bancos portugueses”.
A CGD lembrou que em setembro de 2023, esta agência “fez um upgrade do rating da Caixa, perfazendo um total de quatro subidas de rating pelas três agências que a avaliam, no decurso do ano passado”. Com esta revisão, o rating da Caixa conta agora com “outlook positivo em duas das agências”, rematou.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Fitch revê em alta perspetiva da CGD
{{ noCommentsLabel }}