5 coisas que vão marcar o dia

  • ECO
  • 10 Julho 2024

No dia em que se assinalam 100 dias desde a tomada de posse do Governo, vários ministros vão estar no Parlamento. Manhã também ficará marcada pela divulgação de indicadores.

Esta quarta-feira, assinalam-se 100 dias desde de que o Governo de Luís Montenegro tomou posse e no Parlamento vários ministros vão ser ouvidos pelos deputados. Destaque ainda para os dados finais sobre a inflação para o mês de junho. Lá fora, Jerome Powell volta a ser ouvido no Congresso.

Ministros vão ao Parlamento

No dia em que se assinalam 100 dias de Governo, são vários os ministros que estarão no Parlamento a ser ouvidos pelos deputados. É o caso do ministro das Finanças, Joaquim Miranda Sarmento, o ministro da Economia, Pedro Reis, a ministra da Saúde, Ana Paula Martins, o ministro da Educação, Fernando Alexandre, a ministra do Trabalho, Maria do Rosário Ramalho e a ministra do Ambiente, Maria Graça Carvalho.

Como evoluiu a inflação?

Esta quarta-feira, o Instituto Nacional de Estatística divulga os dados finais sobre a taxa de inflação homóloga registada em junho. Os dados preliminares divulgados no início do mês indicam que a inflação fixou-se nos 2,8%, abaixo do registado em maio (3,1%) e invertendo uma tendência de aceleração de preços que se registava há três meses.

BdP divulga indicadores

Além do INE, também o Banco de Portugal (BdP) dará conta de um conjunto de indicadores, a começar pelo balanço do banco central, referente ao mês de junho e passado pelas contas nacionais financeiras, do primeiro trimestre.

OPEP divulga dados sobre petróleo

Numa altura em que se espera um défice de oferta no mercado de petróleo, no próximo ano, a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) prepara-se para divulgar o seu relatório mensal. O documento divulgado no mês passado indicava que tanto a China como os Estados Unidos serão responsáveis pelo aumento significativo do consumo, este ano.

Powell no Congresso

O presidente da Reserva Federal vai estar esta quarta-feira no comité de Serviços Financeiros da Câmara dos Representantes a responder aos congressistas. Em cima da mesa, está a expectativa de que sejam dados sinais relativamente à política monetária nos Estados Unidos e um eventual corte nos juros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião