Famílias reembolsaram 11,2 mil milhões do crédito da casa antes do prazo
Com o custo do crédito a subir, as famílias apressaram-se a devolver o empréstimo da casa ao banco: 11,2 mil milhões foram reembolsados antecipadamente.
Foi uma das consequências da subida das taxas de juro no ano passado. As famílias portuguesas apressaram-se a devolver o empréstimo da casa ao banco, tendo reembolsado mais de 11,2 mil milhões de euros antecipadamente por conta do aumento do custo do crédito à habitação.
Ao todo foram realizados mais de 247 mil reembolsos antecipados totais ou parciais ao longo de 2023, um aumento de 74% em comparação com o ano anterior (142 mil), de acordo com o Relatório de Acompanhamento dos Mercados de Crédito divulgado esta quinta-feira pelo Banco de Portugal.
O montante médio por reembolso diminuiu de 48.025 euros em 2022 para 45.340 euros, em 2022.
“Estes reembolsos envolveram um capital amortizado de 11,2 mil milhões de euros (mais 64,6% face a 2022), correspondente a cerca de 11,4% do saldo em dívida da carteira a 31 de dezembro de 2023”, revela o supervisor no relatório. A maioria que fez reembolsos antecipados no ano passado optou por amortizar a totalidade do empréstimo da casa ao banco.
Mais de 131 mil foram reembolsos antecipados que envolveram a totalidade do crédito em dívida, os quais corresponderam a um montante reembolsado de nove mil milhões de euros. Os outros 115 mil reembolsos parciais envolveram 2,2 mil milhões.
O Banco de Portugal explica que o aumento dos reembolsos antecipados, “mais expressivo nos reembolsos antecipados parciais, verifica-se num contexto de aumento das taxas de juro de referência e da suspensão temporária da comissão por reembolso antecipado”.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Famílias reembolsaram 11,2 mil milhões do crédito da casa antes do prazo
{{ noCommentsLabel }}