Problema no Amadora-Sintra não está relacionado com a falha global

  • Lusa e ECO
  • 19 Julho 2024

Ao ECO, o Hospital Amadora-Sintra esclareceu que o problema informático registado esta manhã não está relacionado com a falha informática global, "está resolvido" e não teve "impacto nos serviços".

O Hospital Amadora-Sintra esclareceu que o problema informático registado na manhã desta sexta-feira não está relacionado com a falha informática desencadeada pela CrowdStrike, “está resolvido” e não teve “impacto nos serviços”.

“Não tivemos qualquer apagão relacionado com a falha global. Tivemos um problema pontual que foi resolvido e sem impacto nos serviços”, adiantou fonte oficial da Unidade Local de Saúde Amadora/Sintra, ao ECO.

Fonte do Ministério da Saúde tinha indicado à Lusa que o Hospital Amadora-Sintra era a única unidade de saúde que até às 10h00 desta sexta-feira tinha registado dificuldades informáticas.

Segundo a fonte, os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) estão a fazer um levantamento de eventuais situações, mas até ao momento apenas o Hospital Fernando da Fonseca (Amadora-Sintra) relatou alguns problemas, cuja dimensão ainda está a ser apurada.

A mesma fonte explicou que a maioria dos hospitais usa sistemas dos SPMS. O sistema utilizado pelo Amadora-Sintra é privado. Nos centros de saúde, até ao momento, não há registo de falhas.

Contactada pela Lusa, fonte do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) disse que as comunicações estão a funcionar normalmente. O número de emergência 112, que é gerido pela PSP, está também a funcionar normalmente, o mesmo acontecendo com a rede de segurança interna.

Na Justiça, até às 10h00, também não tinham sido relatados quaisquer problemas.

A falha no sistema Microsoft está a afetar esta sexta-feira empresas e companhias aéreas e de telecomunicações em todo o mundo.

Em Portugal, a ANA – Aeroportos Nacionais já admitiu que são esperados constrangimentos nos aeroportos nacionais já que há companhias aéreas e empresas de handling afetadas pela falha global no sistema da Microsoft, pedindo aos passageiros que se informem sobre o estado dos seus voos.

Em resposta à Lusa, a ANA – Aeroportos Nacionais explica que algumas companhias aéreas e empresas de assistência em terra (handling) estão a ser afetadas devido a uma falha informática o que está a causar constrangimentos, nomeadamente no check-in e no embarque de alguns voos. A gestora aeroportuária adiantou que “o sistema informático dos aeroportos portugueses não foi afetado diretamente”.

De acordo com o site Downdetector, que monitoriza em tempo real problemas deste género, há relatos em Portugal de problemas em empresas de comunicações como a NOS, Vodafone e a MEO, assim como no banco Santander.

(Notícia atualizada às 12h26 com o esclarecimento da Unidade Local de Saúde Amadora/Sintra)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Problema no Amadora-Sintra não está relacionado com a falha global

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião