Insolvente Inapa abre a cair 96% após CMVM levantar suspensão das ações
Em poucos minutos foram atirados para o mercado quase 2 milhões de ações, levando a Inapa a uma queda livre que se traduziu na eliminação de 14,8 milhões de euros da sua capitalização bolsista.
As ações da Inapa abriram em queda livre após a Comissão do Mercado de Valores Mobiliário (CMVM) ter levantando a suspensão dos títulos da empresa na segunda-feira ao final do dia.
As ações chegaram a cair 96% para os 0,0012 euros com o lançamento de quase 2 milhões de ações para o mercado até às 8h05, segundo dados da Refinitiv, eliminando de rompante cerca de 14,8 milhões de euros da capitalização bolsista da empresa.
Atualmente, a Inapa negociar com uma capitalização bolsista de 1,6 milhões de euros, após as ações terem recuperado ligeiramente nas últimas duas horas, estando a transacionar nos 0,0028 euros, que se traduz numa queda de 91% face ao fecho de 19 de julho, último dia em que se realizaram negócios.
Nota: Se está a aceder através das apps, carregue aqui para abrir o gráfico.
As ações da Inapa estavam suspensas desde 22 de julho, após a empresa ter comunicado “a insolvência iminente” da sua subsidiária alemã e após ter sido conhecido o chumbo do Governo para um empréstimo de 12 milhões de euros à Inapa para salvar a operação alemã e por arrasto a empresa nacional da insolvência, tal como o ECO noticiou.
A empresa acabou mesmo por formalizar esta segunda-feira o pedido de insolvência junto do Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa Oeste, informou a Inapa em comunicado enviado à CMVM, sublinhando ainda que “aguarda-se agora a distribuição do processo de insolvência e a nomeação pelo Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa Oeste do respetivo administrador de insolvência, que ficará responsável pela condução do processo e pela determinação dos próximos passos processuais.”
Com o levantando da suspensão das ações, a CMVM permite aos investidores que pretendam vender as ações o consigam fazer, evitando, como em outras situações (BES e Banif, por exemplo), terem de ficar com os títulos em carteira durante anos e com isso pago comissões recorrentes.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Insolvente Inapa abre a cair 96% após CMVM levantar suspensão das ações
{{ noCommentsLabel }}