Barómetro ACEGE. Mais de metade dos empresários preocupada com eventual chumbo do OE2025
Mais de 50% dos empresários afirma-se preocupado com um eventual chumbo do Orçamento do Estado para 2025. No entanto, seis em cada dez empresários estão otimistas sobre o futuro do país.
A maioria dos empresários portugueses está preocupada com um eventual chumbo do Orçamento do Estado para 2025 (OE2025) e gestão por duodécimos, de acordo com o Barómetro ACEGE de julho.
À questão “está preocupado com o eventual chumbo do Orçamento do Estado para 2025 e uma gestão por duodécimos”, 54,71% dos empresários responderam que sim, contra 45,83% que não estão preocupados.
A opinião dos empresários foi expressa entre os dias 27 e 30 de julho, já após a primeira ronda de negociações entre o Governo e os partidos políticos com assento parlamentar sobre a proposta do OE2025. Por os partidos que suportam o Executivo (PSD e CDS-PP) não terem uma maioria absoluta no Parlamento a posição de um dos maiores partidos (PS e Chega) será determinante para a viabilização do documento.
No entanto, quando questionados sobre se a atividade da empresa é penalizada se não entrar em vigor um novo Orçamento do Estado, 56,57% dos empresários respondem que não. Já 30,3% indica que sim, enquanto 13,13% não sabe ou não responde.
Empresários mais otimista sobre futuro do país
A confiança dos empresários sobre o futuro do país voltou a aumentar face ao último barómetro, com 62,63% a afirmarem-se otimistas, contra 57% em junho. Em detalhe, 7% está francamente otimista e 55,56% moderadamente otimista. Já 16,16% não está nem pessimista, nem otimista. Por outro lado, 15,15% indica estar moderadamente pessimista e 6,06% francamente pessimista.
Os dados sobre a evolução do Produto Interno Bruto (PIB) no segundo trimestre foram publicados no último dia disponível para envio das respostas ao questionário. O Instituto Nacional de Estatística (INE) apurou um crescimento da economia e 1,5% face ao período homólogo e de 0,1% em cadeia.
O nível de confiança em relação ao futuro da sua empresa continua nos níveis registados no ano passado. Sete em cada dez empresários estão na globalidade otimistas (com 7,07% francamente otimista e 55,56% moderadamente otimista), enquanto 15,15% está moderadamente pessimista e 6,06% francamente pessimista. Já 16,16% não estão nem pessimista, nem otimista.
O barómetro indica ainda que 57,73% dos empresários acredita que “depois da descida das taxas de juro pelo Banco Central Europeu, as condições de acesso a financiamento bancário vão melhorar”, mas 42,47% considera que não.
Nota: O Barómetro é uma iniciativa mensal realizada em colaboração com o jornal ECO, Rádio Renascença e Netsonda, e tem como objetivo saber a opinião dos Associados da ACEGE sobre temas da atualidade, não sendo por isso uma sondagem de opinião. Foi enviado por email a 1.094 associados da ACEGE, através de uma plataforma da Netsonda, e esteve aberto 96h, nos dias 27 a 30 de julho, tendo respondido 99 pessoas.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Barómetro ACEGE. Mais de metade dos empresários preocupada com eventual chumbo do OE2025
{{ noCommentsLabel }}