Banco Montepio atinge lucro “histórico” de 68,7 milhões no primeiro semestre
Excluindo o efeito da consolidação do Finibanco Angola relevado no período homólogo de 2023, resultado líquido do Banco Montepio aumentou 23,1% na primeira metade deste ano.
O Banco Montepio reportou esta sexta-feira lucros de 68,7 milhões de euros nos primeiros seis meses deste ano, com a instituição financeira a destacar no comunicado enviado à CMVM que “representa um máximo histórico obtido num semestre”
Este resultado líquido consolidado representa, em base comparável, um aumento de 23,1% em relação ao primeiro semestre do ano passado, “excluindo o efeito da consolidação do Finibanco Angola relevado no período homólogo de 2023”.
O Banco Montepio salienta que os máximos históricos registados no resultado semestral e nos rácios de capital assentaram na “qualidade dos ativos e evolução da atividade comercial”, com incrementos no produto bancário (+11,1%) e na redução das imparidades e provisões (-11,6%).
Já os rácios Common Equity Tier 1 e de capital total (fully implemented) ascenderam a 16,1% e 19,4%, respetivamente, “valores nunca antes registados”.
“Determinante” para a evolução da rendibilidade e para o reforço da liquidez foi o aumento dos depósitos de clientes e do crédito líquido em 6,3% e 1,6%, respetivamente, assim como a redução das exposições não produtivas (NPE) em 13,2%, colocando o rácio NPE em 2,8%.
A margem financeira ascendeu a 198,6 milhões de euros na primeira metade deste ano, 2,2% acima do período homólogo. Beneficiou do aumento dos juros do crédito a clientes, “induzido pela evolução favorável do crédito e pelo efeito do repricing dos contratos no contexto da subida das taxas de juro, e dos juros com as aplicações efetuadas em títulos, que permitiram compensar a subida dos juros de recursos de clientes e da tomada de fundos no mercado”.
Traduzindo os “maiores proveitos com a manutenção e gestão de contas, que não foram, todavia, suficientes para mitigar a redução das comissões de mercado, de serviços de pagamento e do crédito”, as comissões líquidas baixaram 2,3%, para 63,1 milhões de euros.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Banco Montepio atinge lucro “histórico” de 68,7 milhões no primeiro semestre
{{ noCommentsLabel }}