Banco Montepio deixa capital do Finibanco Angola

Banco português vendeu ao Access Bank o resto do capital que ainda detinha do Finibanco Angola, pelo equivalente a dez milhões de euros, deixando de ter exposição ao mercado angolano.

O Banco Montepio anunciou esta segunda-feira que “concluiu com sucesso” a venda da participação que ainda detinha no Finibanco Angola ao nigeriano Access Bank, estando em causa 29,22% do capital social. Com esta operação, o Montepio diz que deixa de ter exposição ao mercado angolano, o que lhe permite focar-se no mercado português.

Num comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a instituição sublinha que a venda foi concretizada por pouco mais de nove mil milhões de kwanzas, ou seja, cerca de dez milhões de euros.

A transação anunciada esta segunda-feira complementa outra que foi concluída em julho, mediante a qual o Montepio vendeu 51% do capital social e direitos de voto do Finibanco Angola ao mesmo comprador, o Access Bank, pelo equivalente a 17,2 milhões de euros, anunciou ao mercado no passado dia 5 de julho.

Ao vender as restantes ações que ainda detinha, o Banco Montepio deixa de ter exposição a Angola, assegura. “Com a alienação de toda a participação no Finibanco Angola, o grupo Banco Montepio deixa de ter qualquer exposição no mercado angolano e materializa a estratégia de simplificação da estrutura societária do grupo e enfoque no mercado doméstico, reforçando, também, o rácio de capital total em 24 pontos base”, lê-se no comunicado divulgado ao início da manhã desta segunda-feira.

“O impacto desta transação nos resultados líquidos consolidados do Banco Montepio face às demonstrações financeiras de 30 de junho de 2023 foi de -86 mil euros, tendo a solvabilidade sido reforçada com um impacto favorável no rácio de capital total, estimado em base proforma no final do primeiro semestre de 2023, de oito pontos base, espoletado pela diminuição dos ativos ponderados pelo risco”, acrescenta a nota.

(Notícia atualizada pela última vez às 8h36)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Banco Montepio deixa capital do Finibanco Angola

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião