Bolsa em queda com peso da EDP e da NOS

A praça lisboeta iniciou a sessão em queda, com o PSI-20 a perder 0,24%, em sintonia com as pares europeias. EDP, NOS e Sonae pesam no sentimento.

A praça lisboeta arrancou a sessão em terreno negativo, invertendo o sentido após a melhor sessão das últimas duas semanas. O índice de referência da Euronext Lisbon recua 0,24%, para os 4.535,48 pontos, condicionado pelas perdas da EDP, NOS e Sonae Em alta, referência para a Galp Energia.

A bolsa de Lisboa acompanha as correções das pares europeias, que pesam as crescentes perspetivas relativamente a uma subida de juros nos EUA em dezembro. O Stoxx 600 desliza 0,11%, para os 341,62 pontos, com o bom desempenho dos títulos do setor de luxo a travarem uma queda mais acentuada.

Entre as 18 cotadas da bolsa nacional, nove conhecem perdas, seis seguem positivas, e três estão inalteradas. O desempenho do índice nacional está a ser pressionado pela desvalorização de 0,5%, para os 2,79 euros, dos títulos da EDP, mas também pela queda de 1,48% das ações da NOS que recuam até aos 5,85 euros, registo que lhes atribuem a liderança no vermelho em Lisboa.

Entre as retalhistas, a Jerónimo Martins aliviou as quedas do arranque para 0,06%, fixando-se as ações nos 16,01 euros, enquanto a Sonae sofre perdas mais avultadas: 0,88%, para os 0,67 euros.

Na banca, o BCP também se destaca pela negativa, com os seus títulos a perderem 064%, para os dois cêntimos, enquanto o BPI está inalterado nos 1,13 euros, depois de esta segunda-feira ter sido anunciado o registo da OPA por parte do CaixaBank.

Pela positiva, destaque na sessão de hoje para a Galp Energia, cujos títulos avançam 0,28%, para os 12,4 euros, em contraciclo com as cotações do petróleo, mas a beneficiar do início de cobertura por parte do Exane BNP Paribas.

O banco de investimento francês atribui uma recomendação de outperform, com um preço-alvo de 14,5 euros. Este preço-alvo confere um potencial de valorização de 17% às ações da petrolífera. Já a Semapa é a cotada que mais avança em Lisboa: 0,68%, para os 11,8 euros.

(Notícia atualizada às 8h36 com mais informações sobre a evolução do mercado nacional)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Bolsa em queda com peso da EDP e da NOS

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião