5 coisas que tem de saber antes de abrirem os mercados

Há pontos de interesse na bolsa portuguesa, nomeadamente os CTT e o BPI. E ainda no mercado obrigacionista de Portugal, em vésperas do Orçamento do Estado. Nos EUA, abram alas para a earnings season.

Começa hoje mais uma excitante temporada de resultados em Wall Street, com a gigante do alumínio Alcoa a abrir as hostes. No plano nacional, atenções viradas para o BPI (depois do registo de OPA) e para os CTT (que entrou no radar mediático após ter negociado abaixo do preço da OPV). E com o Orçamento do Estado à porta, importa acompanhar o sentimento dos credores internacionais, isto é, os juros da dívida.

CTT perde aura

Outrora a menina dos olhos dos investidores, os CTTperdem 46% desde que atingiram o máximo há um ano. Na sessão desta segunda-feira as ações chegaram mesmo a negociar em valores abaixo do preço com que se estrearam em dezembro de 2013, no âmbito da privatização do Estado. Justificações? Resultados aquém do esperado, banco postal sob pressão e associação ao risco país. Quais os próximos capítulos da novela que apaixonou os investidores portugueses?

OPA ao BPI já está registada

O CaixaBankregistou na CMVM a Oferta Pública de Aquisição (OPA) sobre o BPI. A contrapartida da oferta espanhola está agora nas mãos do regulador português. O grupo catalão oferece 1,134 euros mas, se o auditor independente não considerar a oferta equitativa, terá de rever o preço. O que antecipa o mercado? As ações fecharam estáveis nos 1,128 euros, indiciando alguma desconfiança dos investidores em relação a uma mudança de preço.

Juros à espera do Orçamento

Os mercados deram tréguas a Portugal no início de uma das semanas mais decisivas para o Governo e para o país. O Orçamento do Estado para 2017 é apresentado até ao fim de semana e será alvo de escrutínio apertado por parte dos investidores e das agências de notação financeira. Por falar nisso, a canadiana DBRS vai centrar atenções na próxima semana quando anunciar a sua decisão quanto ao rating de Portugal. Centeno espera que a notação mantenha Portugal no radar de compras do BCE.

Petróleo em subida

A subida dos preços do petróleo parece sustentar-se a cada dia que passa, representando um má notícia para o bolso dos portugueses. É cada vez mais certo o corte na produção de petróleo entre os países membros da OPEP e, com isso, o barril de ouro negro começa a afastar-se já da fasquia dos 50 dólares. Entretanto, a Agência Internacional de Energia publica esta terça-feira o relatório sobre o Mercado do Petróleo, um documento que revelará as condições da oferta e procura.

Alcoa inicia earnings season

Durante as próximas semanas, os investidores em todo o mundo vão estar virados para Wall Street. Alcoa dá esta terça-feira início a mais uma temporada de resultados. A primeira prova de fogo surge já na sexta-feira, quando os principais bancos norte-americanos forem chamados a prestar contas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que tem de saber antes de abrirem os mercados

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião