Deutsche Bank recebe tratamento especial nos testes de stress

  • Rita Atalaia
  • 10 Outubro 2016

O maior banco alemão recebeu um tratamento especial nos testes de stress do Banco Central Europeu. O regulador permitiu que o Deutsche Bank incluísse um acordo por concluir nos resultados.

O Deutsche Bank recebeu um tratamento especial nos testes de stress do Banco Central Europeu (BCE), incluindo nos seus resultados proveitos de alienações que não estavam concluídas até ao final de 2015.

O Financial Times avança que os resultados do maior banco alemão foram impulsionados por uma concessão especial aprovada pelo supervisor dos testes de stress, o BCE. Os resultados incluem quatro mil milhões de dólares (3,58 mil milhões de euros) de proveitos obtidos com a venda da participação no banco chinês Hua Xia. No entanto, este acordo ainda não estava concluído até ao final do ano passado, o limite para que as operações sejam incluídas.

O BCE diz que “trata todos os bancos de igual forma, em linha com a regulação” e que não comenta o caso do Deutsche Bank. O banco também não quer prestar declarações.

A venda do Hua Xia foi acordada em dezembro de 2015 e enfrenta agora um atraso depois de ter falhado um prazo imposto pelos reguladores no mês passado. O banco continua confiante de que vai concluir o acordo este ano.

O tratamento especial foi revelado nos resultados dos testes de stress do banco. Nenhum dos outros 50 bancos tinha este tipo de nota nos seus testes de stress, embora muitos tenham acordos definidos mas não concluídos no final de 2015.

O rácio de capital common equity tier one do Deutsche Bank foi de 7,8% com o acordo do Hua Xia. Sem esta operação, o rácio seria de 7,4%.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Deutsche Bank recebe tratamento especial nos testes de stress

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião