Posição de Drahi na British Telecom acumula perdas de 1,16 mil milhões

A posição na British Telecom (BT) que o dono da Altice vai vender a uma empresa indiana já desvalorizou o equivalente a 1,16 mil milhões de euros, contabilizou a Bloomberg.

A posição de 24,5% da British Telecom (BT) que Patrick Drahi acordou vender a uma empresa indiana acumula perdas de 990,9 milhões de libras, o equivalente a 1,16 mil milhões de euros, segundo contas feitas pela Bloomberg.

A agência mergulhou nas informações regulatórias da Altice UK e apurou que esta controla 2,44 mil milhões de ações da BT, títulos que foi adquirindo no mercado entre junho de 2021 e maio de 2023, e que agora irá vender.

Estas ações valiam 3,18 mil milhões de libras com base na cotação de fecho de sexta-feira, mas terão custado à empresa de Drahi 4,17 mil milhões de libras, com base nos preços a que a BT negociava no momento de cada operação entre 2021 e 2023.

Assim, feitas as contas, a posição que Drahi construiu no capital da empresa britânica desvalorizou 990,9 milhões de libras até ao final da semana passada, um sinal de que a venda à Bharti Enterprises agora anunciada poderá implicar prejuízos para o homem que também é dono da Altice Portugal.

Queda das ações da BT desde junho de 2021:

Fonte: Refinitiv

Segundo a Bloomberg, este cálculo tem em conta apenas a desvalorização das ações. Isto é, não contabiliza os dividendos de 23,4 pence por ação pagos desde que Drahi investiu na BT e que, de acordo com a agência, contrabalançam, ainda que só uma parte, da queda em valor.

Esta segunda-feira soube-se que a Bharti, dona da Airtel, a segunda maior operadora móvel da Índia, presente em 17 mercados no sul asiático e continente africano, irá comprar 9,99% da BT numa fase inicial e os restantes 14,51% após obter autorização dos reguladores. Em reação, as ações da BT estão esta segunda-feira a subir 7,24% na bolsa de Londres, para 139,95 pence.

A empresa anunciou também que não pretende adquirir a totalidade da BT nem procura obter um assento no Conselho de Administração.

A saída do capital da BT é mais uma venda por parte de uma empresa controlada por Patrick Drahi, numa altura em que o multimilionário franco-israelita está sob pressão para reduzir a avultada dívida da Altice. Os centros de dados em França, os ativos de media nesse mercado e a plataforma de publicidade digital Teads são apenas alguns dos ativos vendidos por Drahi nos últimos meses.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Posição de Drahi na British Telecom acumula perdas de 1,16 mil milhões

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião