Vendas a retalho robustas afastam receios de recessão nos EUA e impulsionam Wall Street
As vendas a retalho subiram em julho acima das estimativas e estão a aumentar o otimismo dos investidores, num momento em que os mercados já antecipam um corte de juros em setembro.
As bolsas dos Estados Unidos iniciaram a sessão desta quinta-feira em alta, animadas pela divulgação de bons indicadores económicos, que contribuíram para afastar os receios de uma recessão no país.
O índice Dow Jones abriu a subir 0,72% para 40.295,74 pontos, enquanto o S&P 500 sobe 0,84% para 5.501,13 pontos e o Nasdaq valoriza 1,17% para 17.394,545 pontos.
As vendas a retalho subiram mais que o esperado em julho, afastando os receios de um rápido abrandamento da economia norte-americana. Segundo os dados divulgados pelo Departamento do Comércio norte-americano antes da abertura do mercado, as vendas a retalho subiram 1% no mês passado, depois de terem desacelerado 0,2% em junho.
A impulsionar a negociação estão ainda os dados do emprego. O número de pedidos de subsídio de desemprego baixou inesperadamente na semana passada.
Os índices acionistas seguem, assim, a prolongar os ganhos da última sessão, depois de a inflação ter baixado os 3%, alimentando as expectativas de uma descida de juros por parte da Reserva Federal dos EUA em setembro.
A inflação nos EUA atingiu o nível mais baixo desde a pandemia, com os preços a subirem 2,9% nos 12 meses até julho, correspondendo às expectativas dos economistas. Trata-se de uma desaceleração face aos 3% registados no mês anterior.
O banco central liderado por Jerome Powell mantém a taxa dos fundos federais num intervalo entre 5,25% e 5,5% há mais de um ano, contribuindo para acelerar uma descida do índice de preços no consumidor. Na última reunião, o presidente da Fed admitiu pela primeira vez uma descida de juros em setembro, caso a inflação mantenha a tendência de descida, continuando a aproximar-se do objetivo de 2%.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Vendas a retalho robustas afastam receios de recessão nos EUA e impulsionam Wall Street
{{ noCommentsLabel }}