Incêndios: Pacote florestal votado até 19 de julho
Votação final ocorre anda nesta sessão legislativa. Além dos diplomas do Governo, serão também votados projetos do Bloco de Esquerda.
A Assembleia da República vai votar até ao final da sessão legislativa, a 19 de julho, o pacote florestal do Governo e os projetos de lei do Bloco de Esquerda sobre o mesmo tema.
A decisão saiu de uma reunião da comissão parlamentar de Agricultura, em que também foi decidido ouvir entidades ligadas ao setor, de modo a ter propostas de alteração até 11 de julho, prevendo-se a discussão e votação na especialidade entre os dias 12 e 14 e a votação final a 19 de julho.
Tal como o ECO noticiou, cinco dos 12 diplomas ligados à reforma do setor florestal continuam parados, embora tenham sido aprovados em Conselho de Ministros no Dia Mundial da Floresta, em março. Entre os diplomas que aguardam desenvolvimentos está o que trava a expansão do eucalipto em Portugal.
Com o novo regime, novas plantações devem ser realizadas em paralelo com a libertação de terrenos anteriormente utilizados para a produção de eucalipto — matéria-prima para a pasta de papel — que possam depois albergar outro tipo de árvores. Em conjunto com o Plano Regional de Ordenamento Florestal (PROF), o objetivo é conseguir uma diversificação da floresta, e criar zonas tampão para evitar incêndios como aquele que atinge Pedrógão Grande.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Incêndios: Pacote florestal votado até 19 de julho
{{ noCommentsLabel }}