PIB da OCDE mantém crescimento de 0,5% no segundo trimestre
Economia dos países da OCDE manteve inalterada a taxa de crescimento, na comparação em cadeia, registada no arranque do ano.
A economia dos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) manteve o ritmo de crescimento no segundo trimestre deste ano, com uma taxa de 0,5%, de acordo com a informação divulgada esta quinta-feira pela instituição.
Embora a taxa de crescimento global do PIB da OCDE, na comparação em cadeia, tenha permanecido inalterada em 0,5% no segundo trimestre de 2024, a economia do G7 avançou mais rapidamente no segundo trimestre (0,5%) do que no primeiro trimestre (0,2%).
O crescimento acelerou nos Estados Unidos de 0,4% no primeiro trimestre para 0,7% no segundo trimestre, impulsionado principalmente por um aumento do consumo privado (0,6% face a 0,4% no 1º trimestre). A tendência também se registou no Japão, com o PIB a subir 0,8% no segundo trimestre, após uma contração de 0,6% no primeiro trimestre, ajudado pela recuperação do consumo privado (1% no segundo trimestre face a -0,6% no primeiro trimestre) e ao investimento (1,7% face a -0,9%). O PIB do Canadá também subiu (de 0,4% para 0,5%) e manteve-se inalterado em França (0,3%).
Por outro lado, a economia alemã contraiu-se ligeiramente (-0,1% no segundo trimestre, após um crescimento de 0,2% no primeiro trimestre), devido a uma queda, em particular, na formação bruta de capital fixo em máquinas e equipamentos e na construção. O crescimento também abrandou ligeiramente em Itália e no Reino Unido no segundo trimestre, para 0,2% e 0,6%, respetivamente, em comparação com 0,3% e 0,7% no primeiro trimestre. No segundo trimestre, a economia portuguesa cresceu 0,1% face ao trimestre anterior.
Na comparação homóloga, o PIB da OCDE avançou 1,8% no segundo trimestre, quando no primeiro trimestre subiu 1,7%. Já a economia do G7 cresceu 1,7%, após uma taxa de 1,6% nos primeiros três meses do ano.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
PIB da OCDE mantém crescimento de 0,5% no segundo trimestre
{{ noCommentsLabel }}