Hoje nas notícias: AIMA, combustíveis e Presidenciais
Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.
Para se defender dos milhares processos em tribunal, a AIMA contratou uma firma de advogados por 200 mil euros, através de um concurso público que só esteve aberto durante três dias. A Cepsa mostra-se preocupada com o possível alastramento de combustíveis ilegais de Espanha para Portugal e o secretário-geral do PSD apontou Leonor Beleza como “excelente candidata à Presidência”. Na restauração, há preços diferentes a serem praticados entre turistas e portugueses, e os lesados do incêndio no Prior Velho têm-se juntado para pedir uma indemnização conjunta. Estas são algumas das notícias em destaque nos jornais desta quinta-feira.
AIMA paga 200 mil euros a firma de advogados para se defender em tribunal
Perante os milhares de processos em que é ré por não decidir os pedidos de autorização de residência dos imigrantes dentro do prazo legal, a Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA) contratou uma firma de advogados por 200 mil euros para se defender em tribunal. A adjudicação, feita através de um concurso público que só esteve aberto durante três dias, devido ao seu caráter urgente, foi feita ao escritório lisboeta Eduardo Serra Jorge e Associados, sendo que não houve mais concorrentes, segundo o portal da contratação pública Base.
Leia a notícia completa no Público (acesso pago).
Cepsa avisa para entrada de combustível ilegal em Portugal
A Cepsa mostra-se preocupada com a entrada de combustíveis, possivelmente vindos da Rússia, que entram ilegalmente na Península Ibérica, num fenómeno que já existe em Espanha e que ameaça chegar a Portugal. Estes combustíveis são vendidos a preços reduzidos, mas fogem ao fisco e são de qualidade duvidosa, gerando mais emissões poluentes. A denúncia é feita por Rui Romano, líder da petrolífera em Portugal, que mostra preocupação com a fraude praticada no país vizinho (e que custa 50 milhões de euros por anos aos cofres públicos), defendendo uma maior atuação das autoridades nacionais.
Leia a notícia completa no Jornal Económico (acesso pago).
PSD junta Leonor Beleza à lista de candidatos a Belém
Para a corrida a Belém que se avizinha, são já perspetivados alguns possíveis candidatos do PSD, como Marques Mendes, Durão Barroso ou Pedros Passos Coelhos. A estas figuras do partido, que Hugo Soares considera “excelentes”, junta-se agora mais um nome, avançado pelo secretário-geral do PSD, que é o de Leonor Beleza. Para Hugo Soares, Leonor Beleza “é uma excelente candidata à Presidência”, “uma grande referência da social-democracia em Portugal” e uma pessoa da área política “com todas as competências”.
Leia a notícia completa no Expresso (acesso pago).
Restaurantes fazem preços mais baixos só para portugueses
Para conseguirem captar mais algum dinheiro sem afugentar os clientes nacionais, há restaurantes em Lisboa a enveredar por uma prática ilegal: cobrar preços diferentes a visitantes estrangeiros e a portugueses. Enquanto aos turistas são dadas ementas com preços mais avultados, aos portugueses é transmitido de forma verbal ou em outros menus (não acessíveis aos estrangeiros), com preços inferiores. Enquanto para um estrangeiro, um bitoque custa 15 euros, para os portugueses o preço é de apenas 9,90 euros por uma refeição completa, incluindo bebida, sobremesa e café.
Leia a notícia completa no Expresso (acesso pago).
Lesados em incêndio no Prior Velho pedem indemnização conjunta
Serem indemnizados pela falta de assistência quando regressaram a Lisboa. É esta a intenção de um grupo de proprietários dos carros que arderam no Aeroporto Parque, no Prior Velho, em Loures, a 16 de agosto, que vai avançar com uma ação conjunta contra a empresa a quem confiaram os veículos, enquanto foram de férias. “Falta de profissionalismo da empresa após o incêndio” e “falta de apoio” são algumas das críticas apontadas à empresa.
Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (acesso livre).
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Hoje nas notícias: AIMA, combustíveis e Presidenciais
{{ noCommentsLabel }}