Chefe de gabinete de António Costa em Bruxelas inicia funções em setembro
Pedro Lourtie, atual embaixador de Portugal na UE, inicia funções a 1 de setembro para preparar a transição entre presidentes do Conselho Europeu. António Costa toma posse a 1 de dezembro.
O novo presidente do Conselho Europeu só tomará posse em dezembro. No entanto, o seu núcleo mais próximo em Bruxelas já começa a ganhar forma. Pedro Lourtie, atualmente o Representante Permanente (REPER) de Portugal na União Europeia (UE), foi escolhido para ser chefe de gabinete de António Costa e inicia funções já a 1 de setembro, altura em que dará início ao processo de transição de mandato.
A notícia de que o diplomata português ocuparia o cargo já tinha sido dada em julho, mas, esta sexta-feira, um despacho publicado em Diário da República e assinado pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, Paulo Rangel, vem confirmar e indicar que Lourtie inicia funções em Bruxelas em menos de duas semanas.
O despacho revela que entre 1 de setembro e 30 de novembro de 2024, Pedro Lourtie irá exercer funções no Gabinete de Transição do Presidente eleito do Conselho Europeu, e que a 1 de dezembro — dia em que António Costa toma posse como presidente do Conselho Europeu — iniciará funções como chefe de gabinete do ex-primeiro-ministro.
Pedro Lourtie era o representante principal português na UE, em Bruxelas, desde janeiro de 2022, tendo sido oficializado por decreto do Presidente da República. Antes, desempenhou funções de representante adjunto.
Além de já ter ocupado cargos na REPER, Lourtie foi representante da UE em Washington, nos EUA, e em 2015 foi nomeado representante diplomático de Portugal em Tunes, na Tunísia, tendo sido também conselheiro diplomático e chefe de gabinete de anteriores primeiros-ministros portugueses.
O cargo de representante principal e permanente de Portugal na UE será ocupado por Pedro Sanchez da Costa Pereira, que ocupava o cargo de chefe de gabinete da Secretaria de Estado dos Assuntos Europeus. O diplomata iniciou funções a 26 de julho e era anteriormente Representante Permanente de Portugal para a NATO, em Bruxelas.
Notícia atualizada às 11h45 a 05 de setembro de 2024
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Chefe de gabinete de António Costa em Bruxelas inicia funções em setembro
{{ noCommentsLabel }}