Avaliação das casas dá maior salto em ano e meio. Sobe 20 euros em julho para recorde
Valor das casas atribuído pelos bancos nos pedidos de crédito para compra de habitação aumentou 20 euros em julho, atingindo máximos históricos de 1.638 euros por metro quadrado.
O valor das casas calculado pelos bancos na hora de conceder empréstimos para a aquisição de habitação deu o maior salto em ano e meio em julho, aumentando 20 euros, para 1.638 euros por metro quadrado, um novo máximo desde que o Instituto Nacional de Estatística (INE) começou a compilar os dados em 2011.
Foi o oitavo mês seguido de subida, sendo esta a mais expressiva desde janeiro de 2023, há ano e meio — embora igualando o aumento verificado em março.
O valor médio da avaliação bancária tem como base inquéritos aos bancos no âmbito da concessão de crédito à habitação.
Com estes valores, uma casa com 100 metros quadrados estará avaliada pelos bancos em 163.800 euros em termos médios nacionais (e por referência) — existindo diferenças de valores de região para região e também por tipologia de habitação.
Avaliação das casas não treme
Fonte: INE
O INE adianta ainda que em julho foram efetuadas cerca de 32,6 mil avaliações bancárias, “o que representa uma subida de 2,8% face ao mês anterior e um aumento de 31,1% em termos homólogos”.
Madeira sobe 42 euros, Alentejo em queda
Por regiões, a Madeira registou o maior crescimento na avaliação bancária de casas em julho, aumentando 42 euros para 1.928 euros/m2, de acordo com o INE.
Seguem as regiões do Algarve (+22 euros para 2.217/m2), Grande Lisboa (+21 euros para 2.411 euros/m2) e Norte (+20 euros para 1.403 euros/m2).
Península de Setúbal, Oeste e Vale do Tejo e Açores registaram aumentos de 11 euros, nove euros e oito euros, respetivamente. O Alentejo voltou a ser a única região a registar quedas: -12 euros para 1.083 euros/m2.
Por tipologia de habitação, a avaliação média bancária dos apartamentos aumentou 22 euros para 1.818 euros/m2 e das moradias subiu nove euros para 1.281 euros/m2.
(Notícia atualizada às 11h25)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Avaliação das casas dá maior salto em ano e meio. Sobe 20 euros em julho para recorde
{{ noCommentsLabel }}