Quanto é que a minha renda pode aumentar?
Rendas das casas poderão subir até 2,16% no próximo ano. Quanto é que vai pesar no meu bolso? Para contratos entre 250 e 2.000 euros, significa aumentos entre 5 euros e 45 euros.
As rendas das casas poderão aumentar até 2,16% no início do próximo ano, se o proprietário assim o entender. Quanto é que vai pesar no seu bolso? O ECO fez as contas.
A inflação que serve de base para o cálculo do coeficiente de atualização anual das rendas dos diversos tipos de arrendamento, incluindo para habitação, fixou-se nos 2,16% em agosto, de acordo com a estimativa rápida divulgada esta sexta-feira pelo Instituto Nacional Estatística (INE).
Mas enquanto os dados finais só serão divulgados a 11 de setembro, senhorios e inquilinos já têm uma ideia de quanto é que as rendas poderão aumentar em euros.
Embora o coeficiente de 2,16 seja igual para todos os contratos abrangidos pela lei, a variação em euros dependerá naturalmente do valor atual da renda.
As contas são simples. Para um contrato de arrendamento com o valor de 250 euros haverá um agravamento de 5,4 euros, com a nova renda a passar para os 255,4 euros. Em rendas de 500 euros o aumento será de 10,8 euros.
Já um contrato de arrendamento com o valor de 1.000 euros vai registar o aumento de 21,6 euros, enquanto as rendas de 2.000 euros vão ter um aumento de 43,2 euros a partir do dia 1 de janeiro.
Nota: Se está a aceder através das apps, carregue aqui para ver a tabela.
Pode fazer seguinte cálculo para saber quanto vai passar a pagar de renda no próximo ano: valor da renda atual x 1,0216.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Quanto é que a minha renda pode aumentar?
{{ noCommentsLabel }}