Rendas das casas sobem 2,2% em 2025

Inflação que serve de base à atualização das rendas das casas fixou-se nos 2,16% em agosto. Rendas de 500 euros podem subir quase 11 euros no início do próximo ano.

A partir do dia 1 de janeiro, as rendas poderão subir perto de 2,2% se os proprietários assim o entenderem. Apesar do novo aumento, trata-se de um abrandamento significativamente em relação aos últimos dois anos, em que a escalada da inflação levou mesmo o Governo a impor travões.

A inflação que serve de base para o cálculo do coeficiente de atualização anual das rendas dos diversos tipos de arrendamento, incluindo para habitação, fixou-se nos 2,16% em agosto, de acordo com a estimativa rápida divulgada esta sexta-feira pelo Instituto Nacional Estatística (INE). Os dados finais serão divulgados a 11 de setembro.

Confirmando-se este valor, isto significa que uma renda atual no valor de 500 euros poderá agravar-se 10,8 euros no início do próximo ano, enquanto uma renda de 1.000 euros poderá aumentar 21,6 euros, caso o proprietário assim o determine.

Apesar do novo aumento, o valor do coeficiente de atualização das rendas marca um forte abrandamento em comparação com o que aconteceu nos últimos dois anos e que obrigou, de resto, o governo a impor um travão. No ano passado o valor do coeficiente foi de quase 7%.

(Notícia atualizada às 9h50)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Rendas das casas sobem 2,2% em 2025

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião