Manie levanta 100 mil euros para ajudar a reduzir custos de energia

Startup que criou plataforma que ajuda clientes particulares e empresariais a reduzir custos de energia tem Espanha, Itália e França na mira para internacionalização.

Da esquerda para a direita está: José, Francisco, André e João.

A startup portuguesa Manie acaba de fechar uma ronda pré-seed de 100 mil euros junto da venture capital (VC) alemã Heartfelt (ex APX) para ajudar a cortar custos com os contratos de energia. Até ao final do ano a startup, fundada por antigos responsáveis do Compara.Já, quer atingir os 10 mil clientes. No próximo ano, quer avançar com uma ronda seed de mais de 500 mil euros e já aponta mira a mercado externo: Espanha, Itália e França.

“Angariamos, até à data, 100.000 euros com a Heartfelt (antiga APX), uma VC alemã”, adianta André Pedro, cofundador da Manie, ao ECO. “Apontamos começar a expansão no primeiro semestre de 2025. O nosso plano passa por fazer uma ronda seed, no primeiro trimestre de 2025, já acima de 500,000 euros”, refere.

O hub de energia – como se apelida a empresa que criou uma plataforma que ajuda clientes particulares e empresariais a reduzir custos de energia através da mudança de contratos para um comercializador mais vantajoso – arranca em setembro, mas já tem como objetivo a sua internacionalização. “Espanha será o mercado de arranque, com Itália e França como mercados seguintes”, adianta um dos quatro cofundadores da Manie, juntamente com João Melo, o Francisco Ferreira e o José Sá.

A empresa arranca nesta fase apenas com a equipa de fundadores, profissionais com ligação ao setor de empreendedorismo. André Pedro e João Melo foram administradores do ComparaJá, o Francisco Ferreira foi head of product do ComparaJá e global product manager da Seedrs/Republic e José Sá senior developer da Seedrs/Republic.

“Até ao final do ano estamos a planear contratar um developer e um especialista em marketing digital”, descreve André Pedro. Neste momento, a Manie está instalada no Greenhub da Startup Lisboa. “A plataforma já funciona e dirige-se tanto para B2C como para B2B (SME ou empresas que adquiram energia). Já temos algumas centenas de clientes e faremos o lançamento público durante o mês de setembro”, diz.

Promete ajudar os consumidores a reduzir os seus custos de energia, ajudando-os online a mudar de comercializador de energia. “Nesta fase de lançamento temos dois produtos – o Switch e o Autoswitch. No Switch, o utilizador consegue, apenas com uma fatura e com uma jornada totalmente online, alterar o seu comercializador de eletricidade em apenas dois minutos, sem chamadas nem documentação offline”, explica.

Já através do “Autoswitch, o utilizador ativa o nosso serviço que acompanha diariamente o mercado e troca o utilizador de comercializador, de forma totalmente automática, sempre que exista uma oferta melhor no mercado, para as preferências escolhidas anteriormente pelo utilizador”, continua.

“O facto de ser um produto totalmente online, sem call centers ou chamadas frias já é algo inovador face aos comparadores existentes no mercado. No entanto, o produto de Autoswitch é um produto completamente novo no mercado em Portugal (e em grande parte dos países europeus) em que alteramos automaticamente o contrato pelo utilizador, sempre que haja uma oferta melhor para as preferências escolhidas pelo utilizador”, diz quando questionado sobre o que a Manie oferece de diferenciador face a outros comparadores online no mercado.

O modelo de negócio assenta em dois pilares: a subscrição – “paga pelos utilizadores que escolham o modelo de autoswitch pro e pelas empresas que adiram ao nosso serviço” e pela “comissão paga pelas comercializadoras com as quais temos parceria”.

A empresa tem como objetivo “chegar aos 10.000 clientes até ao final do ano em Portugal”.

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