Rows estende ronda e eleva para nove milhões capital levantado

Extensão de ronda, na ordem de 1,2 milhões de euros, marca a entrada da Explorer no rol de acionistas da startup de software de folhas de cálculo.

Depois de em maio ter fechado uma ronda de cerca de 9 milhões de dólares, a Rows fechou no verão uma extensão de ronda elevando para 10 milhões de dólares (8,9 milhões de euros) o capital levantado pela startup de software de folhas de cálculo, confirmou Humberto Ayres Pereira, o cofundador da empresa, ao ECO.

“O valor total da ronda, incluindo a expansão, é 10 milhões de dólares. Nesta última tranche (a extensão) adicionamos cerca de 1,4 milhões de dólares”, precisa o também CEO da startup. “Tivemos um bocado de interesse adicional à ronda principal, e decidimos fechar uma pequena extensão. Os acionistas ficaram quase idênticos, só adicionamos a Explorer”, acrescenta.

A ronda principal de cerca de 8 milhões de euros tinha sido liderada pela Indico Capital, contando com a participação dos anteriores investidores da Rows, Cherry Ventures, Accel, Lakestar e Armilar Venture Partners, entre outros. Foi o primeiro investimento do novo fundo de 70 milhões da sociedade de capital de risco e representou a entrada de Cristina Fonseca, partner da Indico e antiga fundadora do unicórnio Talkdesk, na direção da Rows. Agora entre o lote de acionistas junta-se também a Explorer.

O valor total da ronda, incluindo a expansão, é 10 milhões de dólares. Nesta última tranche (a extensão) adicionamos cerca de 1,4 milhões de dólares. Tivemos um bocado de interesse adicional à ronda principal, e decidimos fechar uma pequena extensão. Os acionistas ficaram quase idênticos, só adicionamos a Explorer.

Acelerar a expansão da Rows nos mercados chave da empresa — EUA, Reino Unido e Europa — estava entre os objetivos da ronda conhecida em maio e que se mantêm com esta extensão de ronda. “Não muda nada”, assegura Humberto Ayres Pereira quando questionado.

“O mercado continua super interessante, com a Inteligência Artificial (IA) a transformar o setor do software muito rapidamente, e os usuários cada vez mais exigentes. Este dinheiro junta-se ao restante para nos dar margem para fazer muitas experiências que resultem numa experiência superior”, detalha.

“Continuar a crescer a presença nos EUA e continuar a desenvolver a IA (da solução da Rows)” continuam assim nos planos. Em setembro, a startup tem previsto um upgrade do software.

“Vamos lançar uma nova versão do nosso sistema de AI”, diz. “É mais de duas vezes mais rápida a responder, e instantâneo a abrir (vários segundos a carregar); responde a muito mais tarefas e tipos de tarefas, como trabalhar colunas, alterar formatos, criar gráficos, até vários comandos num só; é ⁠mais inteligente, consegue mater uma conversa e alterar pedidos anteriores”, descreve o cofundador quando questionado sobre as melhorias introduzidas.

O número de utilizadores tem vindo a crescer superando neste momento 1 milhão, atingir entre 1,1 e 1,2 milhões até ao final do ano é o objetivo.

Desde 2017, altura da sua fundação, a Rows já levantou cerca de 30 milhões de euros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Rows estende ronda e eleva para nove milhões capital levantado

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião