Seis em cada dez veículos seguros tem mais de 10 anos
Bragança é o distrito com mais veículos construídos há mais de 10 anos face às matrículas registadas nessa região. Lisboa ocupa o pódio em todas as categorias de construção mais recentes.
Subiu para 8.740.764 o número de veículos seguros em Portugal em 2023, mais 2,8% do que no ano anterior. Segundo divulgou a Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF), a maioria (cerca de 65%) desses veículos foram construídos há mais de 10 anos.
Bragança é o distrito com mais veículos construídos há mais de 10 anos face às matrículas registadas nessa região. Oito em cada dez (77,1) veículos seguros deste distrito foram construídos há mais de uma década. Já Lisboa é o distrito com menos representação em veículos com mais de dez anos. A capital ocupa o pódio em todas as categorias de construção mais recentes.
A categoria com mais veículos construídos antes de 2013 é o ciclomotor (91,5%), seguindo-lhe veículos agrícolas (81%), reboques (74,1%), quadriciclo (68,6%), ligeiro (64%), pesados (59,5%).
Os motociclos foram a categoria cujo número de veículos seguros mais cresceu num ano (0,5%). Os veículos ligeiros mantêm a liderança de há, pelo menos, 20 anos de categoria com maior percentagem de veículos seguros (82,1%).
Lisboa, Porto e Braga são os distritos com mais veículos com seguro, 20%, 14,9% e 8,3% do total, respetivamente. No sentido oposto, Portalegre, Beja e Bragança são os que têm menos veículos seguros em circulação, 1,1%, 1,5%, 1,6%, respetivamente.
Importa salientar que todos os registos considerados para análise (quando existe mais do que um registo para a mesma matrícula, apenas é considerado aquele cuja data de reporte ao regulador de seguros é mais recente) que não tenham preenchido devidamente o código do concelho e/ou o código de categoria, são considerados nas categorias “desconhecido” e “Outros Veículos”, respetivamente.
As estatísticas incidiram sobre o Parque Automóvel Seguro que corresponde a todas as matrículas com seguros válidos no último dia do ano em análise.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Seis em cada dez veículos seguros tem mais de 10 anos
{{ noCommentsLabel }}