Haitong muda de mãos
Donos do antigo BESI vão ser comprados pelo rival Guotai Juan Securities.
O Haitong Securities, que tem o banco de investimento com o mesmo nome em Portugal (o antigo BESI), vai ser comprado pelo rival Guotai Juan Securities através de uma operação de troca de ações, segundo anunciaram as duas instituições no mercado de Hong Kong.
Com uma avaliação bolsista de 16,16 mil milhões de dólares, o Haitong anunciou esta quinta-feira que chegou a um acordo vinculativo para ser adquirida pelo Guotai Junan, avaliada em cerca de 18,5 mil milhões. No âmbito desta operação, o Guotai Junan planeia emitir novas ações para os acionistas do Haitong.
A Reuters lembra que a fusão surge na sequência de maus resultados do Haitong nos últimos trimestres, prejuízos nas atividades internacionais e escândalos como fuga de um gestor de topo para o estrangeiro antes de ser detido.
A agência de notícias recorda ainda que tanto o Haitong com o Guotai Juan são controlados por empresas que gerem ativos estatais para o governo de Shanghai.
Em Portugal, o Haitong comprou o antigo BESI (atual Haitong Bank) em 2015 por 380 milhões de euros, já depois da medida de resolução aplicada ao BES, em agosto de 2014.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Haitong muda de mãos
{{ noCommentsLabel }}