Prémios dos seguros de saúde aumentaram em média 9,6%
O aumento do preço médio da cobertura de saúde para cada um dos 3,6 milhões de portugueses com seguro ficou aquém dos 15% que subiram os pagamentos das seguradoras por sinistros.
Os prémios anuais médios dos seguros de saúde contratados nos primeiros seis meses deste ano atingiram 398 euros, um valor 9,6% superior ao registado em igual período do ano passado, revela um relatório publicado pela Associação Portuguesa de Seguradores (APS).
No entanto, as receitas das seguradoras no ramo saúde aumentaram 17,7%, para 824 milhões de euros, tendo os pagamentos por sinistros efetuados aos, ou por conta dos, segurados atingido 454 milhões de euros, um valor 15% superior ao verificado há um ano.
O número de pessoas seguras em Portugal subiu para 3,642 milhões em 30 de junho de 2024, mais 4% que o número registado um ano antes.
Das pessoas seguras 1,687 milhões dispõem de apólice individual enquanto mais de 1,955 milhões contam com um seguro de grupo, normalmente estabelecidos por empresas para benefício dos seus colaboradores.
Nos seguros de grupo o aumento médio dos prémios foi de 11,4%, enquanto nos individuais o aumento ficou pelos 8%.
Com a subida das tarifas, o preço médio mensal pago por cada seguro individual foi de 33,8 euros, enquanto em grupo o valor mensal esteve em 32,5 euros.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Prémios dos seguros de saúde aumentaram em média 9,6%
{{ noCommentsLabel }}