Grupo Águas de Portugal vai dar consultoria na Indonésia sobre abastecimento
O contrato de consultoria, assinado em agosto entre a AdP e o Ministério das Obras Públicas da Indonésia, tem o valor de 399,96 mil dólares. O projeto-piloto será em Bali.
O grupo Águas de Portugal (AdP) assinou um contrato com o Governo da Indonésia, no valor de 399.962 dólares (cerca de 361 mil euros) para consultoria, no âmbito de um programa de transformação no abastecimento de água. Num comunicado, o grupo AdP avança que “vai apoiar o Governo da Indonésia na concretização do programa de transformação institucional do setor da água que está em curso neste país”, detalhando que “esta transformação vai incidir nas políticas, instituições e regulamentos do setor da água”.
O objetivo é “melhorar a governação e a prestação de serviços para garantir o acesso universal a um abastecimento de água gerido de forma segura, sustentável e resiliente para a população da Indonésia”, indicou, na mesma nota. A empresa especificou ainda que “tendo como projeto-piloto a província de Bali, o contrato de consultoria formalizado em agosto entre a AdP – Águas de Portugal Internacional e o Ministério das Obras Públicas da Indonésia tem o valor de 399.962,57 USD [dólares americanos], com financiamento do Banco Mundial no âmbito do Projeto Nacional de Abastecimento Urbano de Água” no país.
Segundo o grupo, os serviços de consultoria “serão prestados por uma equipa multidisciplinar envolvendo diversas empresas do Grupo Águas de Portugal, através da AdP Internacional”, com uma duração aproximada de 16 semanas, “estando a conclusão dos trabalhos prevista para o final do mês de novembro de 2024”.
Está assim prevista “a revisão e mapeamento das políticas, instituições e regulamentos das empresas de águas da província de Bali e a criação de um roteiro para a transformação do setor nesta província”, incluindo serviços de abastecimento de água e de saneamento e a implementação de “um quadro institucional eficaz, uma estrutura tarifária uniforme e um quadro regulamentar para ser depois desenvolvido a nível nacional”.
A AdP explicou que, apesar de contar com “uma população residente de cerca de 4,4 milhões de pessoas” e de ser “um destino turístico de renome mundial, atraindo anualmente uma média superior a 6,8 milhões de turistas”, a província de Bali tem uma cobertura do serviço de abastecimento de água canalizada nesta província “inferior a 20%”.
Segundo o grupo, “a baixa cobertura dos serviços de saneamento resulta na deterioração e contaminação da qualidade das águas subterrâneas, com impactos na água disponível para consumo, insuficiente para cobrir as necessidades do consumo doméstico e das atividades comerciais e de hotelaria/turismo”.
A colaboração da AdP com a Indonésia iniciou-se depois de uma visita às instalações do grupo em Portugal, tendo sido formalizado “um acordo entre as duas entidades no decorrer do 10.º Fórum Mundial da Água, que decorreu em Bali em maio de 2024” o qual agora se materializou com este contrato. O projeto arrancou a 27 de agosto, sendo que a equipa que está no terreno já deu início aos trabalhos em Bali.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Grupo Águas de Portugal vai dar consultoria na Indonésia sobre abastecimento
{{ noCommentsLabel }}