Insurance Europe lança criticas à revisão de Solvência II
"A atual revisão do solvência II constitui uma oportunidade privilegiada para reforçar a capacidade de investimento do setor e assegurar a sua competitividade global"
A Insurance Europe condena a revisão nível 1 do Solvência II por trazer mais requisitos operacionais e de informação para a maioria das seguradoras europeias e por acrescentar novos níveis de requisitos financeiros, anunciou a associação das seguradoras europeias esta segunda-feira.
Para a associação, o aumento de requisitos operacionais “contraria o objetivo de garantir que a UE continue a ser competitiva a nível mundial”. Adicionalmente relembra que a redução dos encargos administrativos era um objetivo partilhado ente o setor, Comissão, Conselho e Parlamento Europeu.
Além de acrescentar novos requisitos, como planos de gestão de risco de liquidez a curto prazo e planos de risco de sustentabilidade, “a revisão pouco fez para ajudar a reduzir a massa de requisitos regulamentares que as seguradoras enfrentam.”
Segundo a Insurance Europe, “a atual revisão do Solvência II constitui uma oportunidade privilegiada para reforçar a capacidade de investimento do setor e assegurar a sua competitividade global, mantendo simultaneamente um elevado nível de proteção dos tomadores de seguros”. Uma vez que considera que a solvência II da UE ser um dos regimes prudenciais mais conversadores a nível global e “tem um impacto importante na capacidade do setor para cobrir riscos, na sua capacidade para oferecer produtos e no nível e tipo de investimentos que as seguradoras fazem.”.
A associação dirigiu um apelo aos Estados-Membros da UE. Quer que assegurem que revisão de nível 2 “reflita plenamente o acordo político entre os co-legisladores da UE”, nomeadamente, referente ao melhoramento de tratamento das atividades a longo prazo por criar potencia para melhorar os domínios de capital e volatilidade.
Relembrou ainda que a “a Comissão Europeia deve manter o seu compromisso de simplificar e reduzir em 25% os encargos com a apresentação de relatórios.”
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Insurance Europe lança criticas à revisão de Solvência II
{{ noCommentsLabel }}