5 coisas que vão marcar o dia
Conselho de Ministros apresenta novo passe ferroviário, BdP e CFP divulgam dados sobre economia portuguesa e o INE sobre as taxas de juro no crédito à habitação e UE e China discutem impostos nos EV.
No mesmo dia em que o Conselho de Ministros volta a reunir-se, o Banco de Portugal e o Conselho das Finanças Públicas divulgam dados sobre a saúde da economia portuguesa. Ainda sobre informações que tocam (diretamente) no bolso dos portugueses, o INE lança os dados das taxas de juro implícitas no crédito à habitação de agosto. Lá fora, vice-presidente executivo da Comissão Europeia reúne-se com ministro do Comércio chinês para debater tarifas adicionais impostas por Bruxelas aos veículos elétricos chineses.
Conselho de Ministros volta a reunir-se
O Governo realiza esta quinta-feira a habitual reunião do Conselho de Ministros, que chegou a estar programada para acontecer no Museu Nacional Ferroviário no Entroncamento, mas acabou por ser trocada para a residência oficial do primeiro-ministro. O briefing está agendado para as 16 horas no Campus XXI, antiga sede da Caixa Geral de Depósitos (CGD), em Lisboa.
Qual a saúde da economia portuguesa em julho?
O Banco de Portugal (BdP) divulga dados da Balança de Pagamentos de julho. Os últimos números divulgados indicam que a economia portuguesa apresentou um excedente externo de 4.113 milhões de euros até junho, 3% do PIB, superior ao excedente de 2.115 milhões no período homólogo. Esta evolução ilustra a diminuição de 800 milhões de euros do défice da balança de bens e que as exportações diminuíram mais que as exportações.
… e quais as perspetivas económicas a longo prazo?
O Conselho das Finanças Públicas (CFP) vai publicar o relatório atualizado das perspetivas económicas e orçamentais para 2024-2028. O último relatório previa uma desaceleração da atividade económica para 1,6% em 2024 (de 2,3% em 2023), seguida de uma recuperação para 1,9% e 2,1% em 2025 e 2026, respetivamente. O CFP alertou que este cenário está “condicionado pelo clima de incerteza no plano internacional, em virtude da recrudescência das tensões geopolíticas à escala global e em particular, dos conflitos militares na Ucrânia e na Faixa de Gaza”.
INE divulga taxas de juro implícitas no crédito à habitação
O Instituto Nacional de Estatística (INE) vai divulgar dados relativos às taxas de juro implícitas no crédito à habitação referente a agosto. Em julho as taxas voltaram a recuar para 4,487%, para o valor mais baixo desde outubro de 2023. Enquanto a prestação média paga à banca subiu para 405 euros, empurrada pelos novos empréstimos. Além disso, voltaram a cair a contratação de novos empréstimos, com a taxa dos contratos celebrados nos últimos três meses a cair para 3,713%.
Comissão Europeia e ministério do Comércio chinês discutem novas taxas sobre veículos elétricos
O vice-presidente executivo da Comissão Europeia e comissário europeu responsável pelo Comércio, Valdis Dombrovskis, reúne-se com o ministro do Comércio chinês, Wang Wentao, para debater as tarifas aduaneiras impostas por Bruxelas sobre veículos elétricos (EV) fabricados na China, após investigação aos subsídios concedidos por Pequim aos fabricantes. O primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, foi o primeiro a pedir à UE para não impor tarifas adicionais sobre a importação de veículos elétricos chineses, ao qual se juntou o chanceler alemão, Olaf Scholz. Fonte oficial do Ministério da Economia e Negócios Estrangeiros afirmou ter “tomado nota” da posição do primeiro-ministro espanhol.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
5 coisas que vão marcar o dia
{{ noCommentsLabel }}