Projeto de Ciências Agrárias quer melhorar competências digitais de 1.500 estudantes

  • ECO
  • 19 Setembro 2024

A iniciativa tem um financiamento de mais de 3,5 milhões de euros e pretende “elevar” as qualificações digitais de 1.500 estudantes dos cursos de ciências agrárias.

Seis instituições do Ensino Superior uniram-se numa iniciativa com o objetivo de melhorar as qualificações digitais na área das ciências agrárias. O projeto “Farm4future” tem um orçamento de mais de 3,5 milhões de euros, financiado pela Direção-Geral do Ensino Superior (DGES), e irá abranger 1.500 estudantes, segundo o comunicado divulgado esta quinta-feira.

O projeto junta o Instituto Politécnico de Coimbra, líder do consórcio, a Egas Moniz School of Health and Science, a Universidade de Coimbra, a Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário (CESPU) e os Institutos Politécnicos de Castelo Branco, Santarém e Viseu.

A “Farm4future” conta em “elevar” as qualificações de 500 estudantes universitários e requalificar 300 profissionais da área das ciências agrárias. O comunicado avança que espera, assim, “abrir portas” a um total de 1.500 estudantes do ensino secundário e profissional.

Este projeto “visa transformar o ensino e a prática das Ciências Agrárias através da integração de tecnologias de ponta e soluções digitais”. Além disso, a iniciativa espera a “partilha de experiências entre parceiros internacionais, investigação e inovação” e um maior foco na transição verde e digital para os estudantes e profissionais.

“A Egas Moniz continua a contribuir para o desenvolvimento do setor, com um sólido contributo dos nossos cursos de Medicina Veterinária e Enfermagem Veterinária. De destacar ainda, o forte compromisso deste consórcio com a visão de Uma Só Saúde – One Health, que tem como foco a relação entre a Saúde Humana, Animal e Ambiental” afirma Manuel Pequito, professor e investigador da Egas Moniz School of Health and Science.

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