Unicredit aumenta participação no Commerzbank para 21%
Banco italiano informa que aquisição só será concretizada assim que tiver luz verde do regulador para aumentar participação dos 9%. Poderá chegar aos 29,9%.
O Unicredit aumentou a sua participação no Commerzbank dos 9% para os 21%, aumentando os rumores de uma oferta hostil italiana sobre o banco alemão.
O banco italiano revelou esta segunda-feira que adquiriu uma participação adicional de 11,5% do Commerzbank através de contratos de derivados, mas a transação só se concretizará assim “que obtiver as autorizações”. Acabou de pedir autorização ao regulador bancário europeu para deter uma posição de 29,9% no Commerzbank.
Em comunicado, o Unicredit refere que “há um valor substancial que pode ser desbloqueado do Commerzbank, quer individualmente ou dentro do Unicredit, para benefício da Alemanha e dos stakeholders do banco”.
As ações do Unicredit descem 2,55% para 37,035 euros e as do rival alemão valorizam 0,32% para 15,7525 euros.
O segundo maior banco italiano informou ainda que fez cobertura “da maior parte da exposição económica” ao Commerzbank para ter todas as opções em aberto no futuro, seja para reter, vender ou aumentar ainda mais a sua participação no banco alemão. Qualquer decisão “dependerá do resultado do envolvimento com o Commerzbank, bem como dos seus principais intervenientes na Alemanha”.
“Mais do que legítimo”, diz governo italiano
Em reação, o ministro dos Negócios Estrangeiros italiano, Antonio Tajani, declarou que o Unicredit “faz bem” em atuar dentro do mercado interno da União Europeia. “É mais do que legítimo” uma companhia italiana tentar comprar parte de um concorrente alemão, como foi normal empresas estrangeiras irem a Itália comprar empresas locais.
“Estamos num mercado interno, ser pró-Europeu apenas nas palavras deixa a desejar. O Unicredit é um grande banco italiano e está a fazer bem ao atuar no mercado interno”, disse em declarações à CNBC.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Unicredit aumenta participação no Commerzbank para 21%
{{ noCommentsLabel }}