Novo presidente do IAPMEI quer fazer chegar dinheiro mais rápido à economia
José Pulido Valente defende que é preciso "rever processos, aumentar a agilidade, adaptar às circunstâncias concretas e às necessidades da economia".
O novo presidente do IAPMEI, José Pulido Valente, defende que é preciso rever e agilizar processos, de modo a fazer chegar o dinheiro mais depressa às empresas, potenciando novos investimentos e o desenvolvimento da economia. O responsável, escolhido pelo ministro da Economia para suceder a Luís Filipe Guerreiro à frente do organismo, defende ainda que é preciso maior agilidade para lidar com novas circunstâncias.
“Há sempre oportunidades de simplificar processos, de agilizar processos, de aumentar a rapidez com que o dinheiro chega à economia, de adaptar os programas às verdadeiras necessidades das empresas”, adiantou José Pulido Valente, na sua primeira aparição pública enquanto presidente do IAPMEI, à margem da inauguração de um novo parque fotovoltaico da Riopele.
“Vivemos um momento de aceleração da história onde o que é verdade hoje amanhã já não é tanto assim. Temos de ser ágeis para nos adaptar a novas circunstâncias“, realçou o disse responsável.
“Rever processos, aumentar a agilidade, adaptar [os processos] às circunstâncias concretas e às necessidades da economia, falando com os agentes de quem necessita e compreendendo cada vez melhor qual é o papel que o IAPMEI tem para facilitar novos investimentos e o sucesso da economia portuguesa” são os objetivos assumidos por Pulido Valente enquanto presidente do organismo.
A mudança na liderança deste organismo público surgiu num momento em que o IAPMEI tem sido alvo de duras críticas pelo tempo que leva a analisar candidaturas a fundos europeus e pelos atrasos nos pagamentos de incentivos às empresas.
“Inicia-se assim uma nova etapa da IAPMEI, focada na necessidade de melhorar o nível de serviço com as empresas e a eficiência da instituição, bem como a celeridade na avaliação e resposta aos programas de incentivo em curso”, adiantou o ministério da Economia em comunicado, após a confirmação do nome de José Pulido Valente como novo presidente do instituto.
O novo líder do IAPMEI adiantou ainda que vai trabalhar para estabelecer uma maior articulação com outras entidades e organismos para a apoiar as empresas e a economia. “As articulações podem sempre melhorar, mas já existiam no passado. Mas vamos sempre contribuir no sentido de uma maior articulação”, referiu.
Questionado sobre a polémica em torno do Banco do Fomento e sobre a especulação que o Governo estaria a ponderar acabar com o Banco do Fomento — uma informação rejeitada pelo Executivo ao ECO — , José Pulido Valente escusou-se a comentar este assunto, remetendo para a administração do organismo.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Novo presidente do IAPMEI quer fazer chegar dinheiro mais rápido à economia
{{ noCommentsLabel }}