Globalia vai injetar até 80 milhões na Air Europa após falhar venda ao IAG
O IAG, um dos grupos interessados na compra da TAP, desistiu de comprar a Air Europa devido à lista de remédios imposta por Bruxelas para aprovar o negócio.
A Globalia, dona da Air Europa, está a finalizar a aprovação para um aumento de capital entre 50 e 80 milhões de euros na companhia aérea, avança o El Economista. Esta é a alternativa encontrada para evitar o colapso da Air Europa, após a venda ao International Airlines Group (IAG), que confirmou recentemente o interesse na TAP, ter falhado recentemente devido às exigências colocadas por Bruxelas.
O aumento de capital, que não está aberto a terceiros, será subscrito pela família Hidalgo, que controla a Globalia, faltando saber se o IAG — que controla 20% do capital da companhia aérea — vai acompanhar o aumento de capital ou diluir a sua participação na empresa espanhola.
A Air Europa encerrou o ano de 2023 com um património líquido negativo de 499 milhões de euros, frente aos 645 milhões do ano anterior. A Lei das Sociedades de Capital espanhola estabelece que quando, como consequência das perdas, o património líquido de uma empresa fica abaixo de metade do capital social, a sociedade entra em causa de dissolução.
O IAG desistiu recentemente de avançar com a aquisição da Air Europa, depois de a Comissão Europeia ter exigido que a dona da British Airways e da Iberia adotasse mais medidas para dar luz verde ao negócio.
Como avançou o ECO, o IAG continua interessada na privatização da TAP e está a monitorizar “de perto” o processo. Segundo fontes do setor contactadas pelo ECO, o interesse do IAG na companhia aérea portuguesa inclui a manutenção do hub do aeroporto de Lisboa e as rotas que a TAP opera para os Estados Unidos e América do Sul.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Globalia vai injetar até 80 milhões na Air Europa após falhar venda ao IAG
{{ noCommentsLabel }}