Mais de metade dos jovens estão dispostos a pagar para ver desporto, de acordo com o “Global Sports Survey” da PwC

  • Servimedia
  • 2 Outubro 2024

Mais de metade dos jovens entre os 16 e os 24 anos estão dispostos ou muito dispostos a pagar para aceder a conteúdos desportivos, de acordo com o inquérito.

A irrupção das redes sociais e das diferentes plataformas de conteúdos que oferecem novos entretenimentos abalou a indústria audiovisual ao aumentar a oferta dirigida especialmente aos jovens, o que teve um impacto direto no setor desportivo, que teve de procurar novas fórmulas para chegar aos consumidores e manter a sua quota de mercado.

Para que estas estratégias sejam bem sucedidas, os clubes e as entidades desportivas devem conhecer bem o perfil dos adeptos, algo que, de acordo com o último estudo da Intelligence Research in Sponsoring (Iris) recolhido no “Global Sports Survey” da PwC, contraria um dos mitos mais difundidos nos últimos anos: o de que os jovens se afastaram do desporto.

Assim, o relatório revela que 55% das pessoas entre os 16 e os 24 anos estão dispostas ou muito dispostas a pagar para ver desporto, em comparação com 28% das pessoas entre os 55 e os 64 anos. Assim, os centennials têm quase 2 contas, em média, de subscrições em diferentes plataformas de conteúdos, em comparação com 1,4 para as pessoas com idades entre os 55 e os 64 anos.

Por outro lado, os Millennials mais tardios (25-34 anos) são os mais dispostos a pagar para assistir a eventos desportivos. São também os consumidores que veem desporto com mais frequência: mais de 24% fazem-no todos os dias, tanto em linha como através da televisão tradicional. Este é um hábito que não é tão elevado mesmo entre as pessoas com mais de 55 anos, com 16% a ver na televisão e 9% em linha.

Perante esta realidade, as perspetivas de investimento no setor são muito otimistas. Assim, 68% dos gestores incluídos neste estudo esperam que os investidores se interessem pelos ativos desportivos, que incluem os detentores de direitos audiovisuais. Outros 41% acreditam que os fundos continuarão a procurar oportunidades em ligas e clubes, enquanto 22% preveem um aumento dos investimentos em desporto, apostas desportivas e plataformas de fantasy gaming.

Tendo em conta estas perspetivas de investimento, 83% dos executivos insistem na necessidade de implementar novos modelos de negócio que tornem os produtos desportivos mais atrativos, a fim de continuar a atrair adeptos para os respetivos desportos.

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