Banco polaco do BCP fez provisões de 120 milhões de euros no terceiro trimestre
O Bank Millennium anunciou novas provisões de cerca de 120 milhões de euros no terceiro trimestre do ano. Impacto das credit holidays será reduzido.
O Bank Millennium, o banco polaco do BCP, estima constituir provisões relacionadas com empréstimos hipotecários em moeda estrangeira de 470 milhões de zlótis (cerca de 109,4 milhões de euros) no terceiro trimestre do ano, segundo um comunicado enviado esta quarta-feira ao mercado.
A somar a este valor, o banco anuncia ainda provisões de 62 milhões de zlótis, cerca de 14,4 milhões de euros, para riscos legais relacionados com a carteira de crédito originada pelo Euro Bank, “contudo sem impacto nos resultados líquidos”.
Por outro lado, o banco liderado por João Bras Jorge, chairman do Bank Millennium – detido em 50,01% pelo BCP – avança que o custo das “credit holidays foi reduzidos em 44 milhões de zlótis para 157 milhões”, lê-se na nota publicada no site da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM). Assim, o impacto desta suspensão temporária dos pagamentos dos empréstimos (credit holidays) – uma figura em vigor na Polónia – será “positivo na margem financeira neste período” e nos resultados financeiros do banco e do grupo.
O valor final das provisões para riscos legais será divulgado a 29 de outubro de 2024, data para a qual está prevista a apresentação dos resultados do terceiro trimestre de 2024.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Banco polaco do BCP fez provisões de 120 milhões de euros no terceiro trimestre
{{ noCommentsLabel }}