Sogrape Ventures faz primeiro investimento na espanhola Candam Tech
É o primeiro investimento do fundo venture capital da Sogrape, sob gestão da Beta Capital, com uma dotação inicial de cinco milhões de euros.
A Sogrape investiu na espanhola Candam Tech, startup que desenvolve soluções de hardware e software para a gestão de resíduos, através do seu fundo de capital de risco Sogrape Ventures. Trata-se do primeiro investimento do fundo, sob gestão da Beta Capital, criado no no passado com uma dotação inicial de 5 milhões de euros.
“Este investimento é uma decisão estratégica para a Sogrape, pois não só está alinhado com os nossos compromissos de sustentabilidade, nomeadamente ao nível da reciclagem do vidro das nossas garrafas, como também é uma demonstração real do nosso posicionamento e foco ibérico. Adicionalmente posiciona-nos ao lado de parceiros de venture capital sólidos, apoiando uma empresa que acreditamos que poderá revolucionar a indústria de gestão de resíduos. Estamos entusiasmados com o potencial desta parceria e com o impacto positivo que terá no nosso ambiente, nas nossas comunidades e na nossa indústria”, afirma André Campos, administrador executivo da Sogrape, citado em comunicado.
A entrada da Sogrape Ventures surge numa ronda de investimento, no valor total de 1,1 milhões de euros, com a participação investidores relevantes, entre eles, a EIT InnoEnergy, Impact Ventures, Enion Venture Partners e CDTI Invierte, informa a empresa, sem precisar o montante injetado pelo seu fundo de capital de risco.
Trata-se do primeiro investimento do fundo de capital de risco, criado no ano passado com uma dotação inicial de 5 milhões, sob gestão da Beta Capital.
Num artigo publicado na edição de julho/agosto do ECO magazine, André Campos, diretor de estratégia, inovação e transformação da Sogrape, adiantava que, em menos de um ano, o fundo já tinha tido “mais de 80 candidaturas ao fundo, estamos agora a concretizar o primeiro investimento”. “Falamos de projetos de startups interessantes. Muitas podem não se concretizar em investimentos, mas em pilotos e parcerias. Já temos mais do que uma. Vamos anunciar muito brevemente um piloto com uma ferramenta analítica que nos vai ajudar a servir melhor o canal on trade, da restauração, para vermos os stocks”, explica.
A primeira aposta foi na espanhola Candam. Criada em 2019, a startup que desenvolve sistemas que incentivam práticas corretas de reciclagem, viabilizando esquemas de recompensa, para aqueles que fazem uma correta separação dos resíduos.
“Esta parceria permitirá à Candam acelerar a sua expansão em Portugal e noutros mercados-chave na Europa, fortalecendo ainda mais a sua presença no continente. Através desta aliança, ambas as empresas unem forças para enfrentar um dos principais desafios ambientais da atualidade: a gestão eficiente de resíduos e a promoção da economia circular na região”, diz Jordi Berguinzo, CEO da Candam Technologies, citado em comunicado.
A startup já tem com contratos estabelecidos com empresas de gestão de resíduos e a participação em projetos-piloto na Península Ibérica com entidades como a Sociedade Ponto Verde, Tratolixo, Câmara Municipal de Mafra, Pre Zero, Sotkon, Plataforma Vidro+ e AIVE – Associação dos Industriais do Vidro de Embalagens, informa a Sogrape.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Sogrape Ventures faz primeiro investimento na espanhola Candam Tech
{{ noCommentsLabel }}