Podcast. “Como é que podemos discutir salários, se a maior parte das pessoas não sabe quanto ganha?”
Os portugueses trabalham, em média, 38,4 anos. É esse o valor que dá título a este podcast, que se debruça, em entrevistas quinzenais, sobre os temas mais quentes do mundo do trabalho.
Qual é o valor atual do salário mínimo? Um trabalhador responderá 729,8 euros. Uma empresa 1.014,75 euros. Mas a lei dita 820 euros. O que explica estas diferenças?
Neste episódio do podcast “Trinta e oito vírgula quatro”, Pedro Ginjeira do Nascimento, secretário-geral da Business Roundtable Portugal, defende que os tais 820 euros “só estão na cabeça do Estado”, porque entre impostos e contribuições sociais empresas e trabalhadores acabam por ser confrontados com outros números. E apresenta um modelo inovador (mais transparente) de recibo de vencimento, que promete esclarecer essas diferenças.
Também neste episódio, o fiscalista Luís Leon, da ILYA, vem explicar-nos o que se passou com os salários líquidos que estão agora a ser pagos aos trabalhadores portugueses. E deixa um aviso quanto aos reembolsos de IRS previstos para 2025: deverão ser mais magros do que os deste ano.
O “Trinta e oito vírgula quatro” é um podcast de entrevistas quinzenais sobre as tendências que estão a fazer mexer o mercado de trabalho.
Estamos a viver mais, mas, à boleia, também estamos a trabalhar durante mais tempo. Numa década, a duração média estimada da vida de trabalho dos portugueses cresceu dois anos para 38,4. É esse o valor que dá título a este podcast e torna obrigatória a pergunta: afinal, se empenhamos tanto do nosso tempo a trabalhar, como podemos fazê-lo melhor?
Neste mês de outubro, vamos explorar essa questão do ponto de vista dos salários.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Podcast. “Como é que podemos discutir salários, se a maior parte das pessoas não sabe quanto ganha?”
{{ noCommentsLabel }}