Empresas já podem submeter projetos para o mercado voluntário de carbono
Ministério do Ambiente e da Energia lançou portal informativo e a abertura de avisos para manifestação de interesse sobre projetos e investimentos.
Já podem ser submetidas as manifestações de interesse ao mercado voluntário de carbono. A plataforma criada pelo Governo para as organizações e empresas apresentarem as suas propostas de projetos e investimentos, com vista à operacionalização deste mercado, foi lançada esta segunda-feira e já conta com um formulário para a apresentação de projetos.
“O Governo lança (…) um concurso para incentivar a submissão de manifestações de interesse pela parte de promotores de projetos e outros agentes, através de formulário disponível [no site], por forma a conhecer possíveis projetos e, dessa forma, priorizar e direcionar os esforços de desenvolvimento de metodologias de carbono”, informa a nota divulgada pelo gabinete de Maria Graça Carvalho.
De acordo com o comunicado do Ministério do Ambiente e da Energia, a plataforma surge com o objetivo de “facilitar a participação neste mercado”, sendo que estará disponível na mesma, e de forma centralizada, toda a informação sobre o funcionamento e regulamentação do mercado, os requisitos de participação e as metodologias de carbono. Recorde-se que na semana passada o Governo publicou em Diário da República as regras que gerem a plataforma e os principais intervenientes que permitirão o funcionamento do mercado voluntário de carbono, em Portugal.
Maria da Graça Carvalho considera a “criação do Mercado Voluntário de Carbono em Portugal um marco fundamental na estratégia de ação climática”, sublinhando que tal estratégia permitirá “reduzir as emissões” por via do “sequestro de carbono”.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Empresas já podem submeter projetos para o mercado voluntário de carbono
{{ noCommentsLabel }}