📹 Como vai ser o primeiro troço da linha de Alta Velocidade Porto – Lisboa

A construção e desenvolvimento do primeiro troço do TGV foi adjudicada ao consórcio Lusolav, que integra seis construtoras portuguesas. Conheça o projeto.

A primeira concessão da Linha de Alta Velocidade Porto – Lisboa, entre a estação da Campanhã e Oiã (Aveiro), foi adjudicada no dia 10 de outubro ao consórcio Lusolav, que inclui a Mota-Engil, Teixeira Duarte, Casais, Gabriel Couto, Alves Ribeiro e Conduril.

Com um total de 71 km, este troço é considerado o mais complexo, já que inclui 11,6 km em túnel e 20,2 km em pontes e viadutos, a modernização da estação da Campanhã, a construção de uma nova estação em Vila Nova de Gaia e uma nova travessia rodoferroviária sobre o Douro.

Veja aqui o vídeo do projeto feito pelo consórcio:

O valor base limite era de 1,66 mil milhões, em valor atual líquido, a que acrescem 480 milhões em fundos comunitários. Deverá estar pronto em 2030. O período de desenvolvimento é de cinco anos, seguindo-se 25 anos de disponibilização da infraestrutura pelo concessionário, findo o qual passa para o Estado.

“É mais uma decisão para gerações, que obriga a consenso, perenidade, previsibilidade. E há consenso na Alta Velocidade em Portugal. Arrancámos e não vamos parar“, disse o ministro das Infraestruturas, Miguel Pinto Luz, na cerimónia de adjudicação, salientando que “as infraestruturas são a rede vascular da economia”.

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